O Leixões bateu esta quarta-feira o Académico de Viseu, por 5-4 nas grandes penalidades, após um empate 1-1 no final do tempo regulamentar, apurando-se para a fase de grupos da Taça da Liga.
A primeira parte, com a exceção dos minutos finais, pouco teve de qualidade futebolística, com a luta na zona intermédia do campo a impor-se à assertividade no passe e a deixar cair o jogo numa monotonia que anunciava uma decisão nas grandes penalidades.
Com Ricardo Moura, durante grande parte do tempo, a ser o guarda-redes com mais trabalho, foi Ruca quem esteve em apuros nos instantes finais da etapa inicial, período em que o Leixões desperdiçou as duas únicas ocasiões de golo havidas.
A primeira ocorreu ao minuto 42 quando, na área, após um livre batido da esquerda por Rateira, o lateral Max saltou mais alto e cabeceou ao travessão. Um minuto volvido, novamente de cabeça, Bruno Lamas assistiu Ricardo Barros na área para uma conclusão ao lado do poste.
Pese embora tenha apostado no mesmo onze que alinhou de início contra o Mafra, para a Segunda Liga, Manuel Monteiro não viu a equipa ter o mesmo rendimento, ao passo que os visitantes pareceram contentes com o controlo tático que puseram em campo na etapa inicial.
Três minutos depois de ter desperdiçado uma ocasião soberana, atirando na pequena área sobre o travessão, ao minuto 59, Bruno Carvalho, na conversão de uma grande penalidade a castigar derrube na área de Rateira sobre si, abriu o marcador.
Depois foi a vez do médio chinês Guo Yi, entrado há segundos na equipa, entrar para a história do jogo, fazendo o empate de cabeça, a cruzamento de Pedras, na primeira vez que tocou na bola.
O Académico sentiu o golo e sofreu para conter o ímpeto dos locais, nada interessados que a decisão transitasse para as grandes penalidades e Ruca (90'+2) negou o golo num remate de Pedras.
E depois de ao 11.º pontapé Ricardo Moura defender o remate de Tiago Costa, Tandjigora sentenciou a partida e deu a terceira presença ao Leixões na fase de grupos, depois de nela ter competido em 2009/10 e 2013/14.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões-Académico de Viseu, 1-1, 5-4 no desempate por grandes penalidades.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1,Bruno Carvalho, 58 minutos (grande penalidade)
1-1, Guo Yi, 72.
Marcadores nos desempates por grandes penalidades:
0-0, Bruno Carvalho falhou (ao lado)
1-0, Cadinha
1-1, Kiko
1-1, Pedras falhou (defesa do guarda-redes para o poste)
1-2, Gradíssimo
2-2, Bruno Lamas
2-3, Alex Porto
3-3, Gonçalo Graça
3-4, Bura
4-4, Ricardo Barros
4-4, Tiago Costa falhou (defesa do guarda-redes)
5-4, Tandjigora
Equipas:
Leixões: Ricardo Moura, Gonçalo Graça, Diogo Nunes, Pedro Pinto, Max, Tandjigora, Bruno Lamas, Malafaia (Cadinha, 63), Miguel Ângelo (Pedras, 46), Rateira (Guo Yi, 72) e Ricardo Barros.
(Suplentes: Taha, Pedras, Cadinha, Yaunyi Li, Banjai, Rui Cardoso e Guo Yi).
Treinador: Manuel Monteiro.
Ac. Viseu: Ruca, Tiago Costa, Tiago Gonçalves, Bura, Kiko, Romeu (Gradíssimo, 85), Alex Porto, Clayton (Capela, 67), Bruno Carvalho, Tiago Borges e Forbes (Yuri, 62).
(Suplentes: Rafa, Gradíssimo, Yuri, Mathaus, João Ricardo, Fonseca e Capela).
Treinador: Ricardo Chéu.
Árbitro: Bruno Jesus (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tiago Costa (31), Rateira (56), Max (81).
Assistência: cerca de 300 espetadores.