Antigo lateral dos encarnados em entrevista a Record
A Final Four Legends, na Arena da Liga Portugal, decorreu no domingo e terminou com o Sporting campeão, depois de vencer o Benfica na finalíssima. Um desfecho que Abel Xavier, antigo internacional que voltou a vestir a camisola encarnada nesse torneio, acredita que pode ser diferente em Leiria, hoje, onde o Benfica entra em ação frente ao Sp. Braga.
Que importância tem a Allianz Cup?
ABEL XAVIER – É uma competição que tem ganho grande prestígio. Hoje é um objetivo para todas as equipas e, por isso, acho que todas as estruturas vão estar na máxima força para estar na final. [Hoje] as duas estruturas vão querer ganhar e, como é sempre de esperar, o Benfica está cá para vencer."
Como antecipa este Sp. Braga-Benfica depois do jogo de domingo passado?
AX – São circunstâncias diferentes em um jogo diferente. A maratona do campeonato é complexa e difícil mas, no que diz respeito ao Benfica, espero uma reação rápida e imediata. Como é uma competição a eliminar, a margem de erro é mínima, portanto acredito que o Benfica irá tentar dar mais consistência ao seu jogo.
Quais são os pontos fortes das águias para este jogo?
AX – Embora o Benfica tenha individualidades que têm definido determinadas partidas, acho que é necessário um coletivo forte. Assim, destaco o coletivo, com uma ideia de jogo muito forte desde o início.
É importante para o Benfica ser ‘Campeão de Inverno’?
AX – É mais importante ser campeão no final da época, no inverno é só um título teórico. Taça da Liga? Isso já é diferente, é um troféu e assim sendo significa que é um objetivo para o Benfica, como todas as outras competições em que está.
O que pensa deste novo espaço da Arena da Liga Portugal?
AX - Enalteço o progresso e o trabalho da Liga, está uma obra muito bem conseguida. É um espaço multiusos, de fora para dentro. As pessoas podem entrar e interagir e é o que se pretende. Há que deixar uma marca e património e, depois, obviamente as pessoas que estão cá dentro deixarem e implementarem as suas ideias e trabalhar em conjunto, de uma forma uniforme para ajudar a progredir o nosso futebol. Têm pilares que considero muito importantes, a competitividade e a rivalidade saudável. Este edifício preserva esses valores.
Como foi ver os velhos rivais e velhos amigos neste jogo?
AX - Tive a oportunidade de estar presente porque estou em Portugal. Já me tinham convidado no passado, tanto o Estrela da Amadora como o Benfica, duas estruturas que me são muito queridas. O próprio Sporting também, onde joguei na formação. É de saudar o convívio, que é muito bonito e positivo. Somos adversários em campo, porque continuamos a ter este espírito competitivo, continuamos a pretender vencer, mas também gostamos conviver com muitas gerações, porque estão várias aqui representadas.
O evento realizou-se esta sexta-feira, na Arena Liga Portugal, no Porto
Final-four será disputada novamente em Leiria
Líder do FC Porto teve participação ativa na Cimeira de Presidentes
Estreia do Alverca na competição
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense