Claques de V. Guimarães e Sp. Braga unidas em protesto contra a Allianz Cup: «De fora pelo futuro dos adeptos»

Grupos juntaram-se nas imediações ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e assinaram um comunicado conjunto

Seguir Autor:

Claques de V. Guimarães e Sp. Braga protestam em Leiria
Claques de V. Guimarães e Braga protestam em Leiria contra a Taça da Liga
Claques de V. Guimarães e Sp. Braga protestam em Leiria
Claques de V. Guimarães e Braga protestam em Leiria contra a Taça da Liga
Claques de V. Guimarães e Sp. Braga protestam em Leiria
Claques de V. Guimarães e Braga protestam em Leiria contra a Taça da Liga

Separadas pela eterna rivalidade, as claques do Vitória e do Sp. Braga enterraram momentaneamente o machado de guerra para se unirem num protesto comum contra a Allianz Cup. Quatro grupos de adeptos, dois de cada um dos clubes, assinaram um comunicado conjunto, onde reiteraram a posição anteriormente assumida de boicote à competição. A ação, que não contou com o apoio dos White Angels, principal claque do Vitória, levou até a que vários elementos dos Insane Guys e Gruppo 1922, afetos ao Vitória, e dos Red Boys e Bracara Legion, apoiantes do Sp. Braga, se juntassem para erguer uma mensagem nas imediações do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, palco em que as duas equipas disputam a final, este sábado. 

"Porque não há luta sem sacrifício, ficamos de fora pelo futuro dos adeptos", podia ler-se numa tarja. Um protesto que se estendeu à referida nota conjunta. "Há rivalidades que definem identidades. Há confrontos que atravessam gerações. E depois há momentos em que tudo isso passa para segundo plano, porque infelizmente enfrentamos problemas que não dão para adiar mais. Na final da Taça da Liga, em Leiria, estarão frente a frente o Vitória Sport Clube e o Sporting Clube de Braga - dois clubes, duas cidades, duas histórias marcadas por uma rivalidade profunda e assumida por ambas as partes. Normalmente, neste dia, estaríamos em lados opostos, separados por cânticos, cores e um misto de sentimentos, mas desta vez não", escreveram os grupos, explicando as razões do boicote.

"Antes da competição começar decidimos ficar de fora, mas nunca por indiferença à falta de amor aos nossos clubes. Acreditamos que todos reconhecem o que fazemos em prol dos nossos emblemas, mas também estão cientes do que todos temos passado semana após semana e naquilo que se transformou esta competição em particular. Porque acreditamos que há momentos em que apoiar também é saber abdicar. Porque há lutas que não se vencem com bandeiras levantadas, mas sim com ausências sentidas. Porque o que está em causa hoje não é apenas a competição - é o respeito pelos adeptos, pela cultura de bancada e pelo papel que todos nós desempenhamos no futebol. Em Leiria, ficará uma mensagem simples, clara e visível para todos: 'Porque não há luta sem sacrifícios, ficamos de fora pelo futuro dos adeptos.”Não é um slogan bonito, é a realidade'", acrescentaram.

"Sabemos que este jogo capta atenções, emoções e paixões. Também sabemos que muitos cantarão, vibrarão e empurrarão as suas equipas para a frente. E exatamente por isso fazemos questão de dizer algo importante: a nossa ausência não é um julgamento sobre quem está presente. Sentimos o nosso ato apenas como um sacrifício onde assumimos que, às vezes, é preciso perder algo para avançar em frente no futuro. E a nossa ausência não significa que amanhã sejamos ouvidos e, por outro lado, então este gesto não foi em vão. Por último, na atual edição, o respeito pelos adeptos continua a não existir quando apenas uma percentagem reduzida da capacidade do estádio é destinada diretamente aos adeptos de cada clube, sendo os bilhetes online vendidos em 2 plataformas diferentes com preços elevados, acrescidos de taxas extras. Porque na luta do futebol, para os adeptos, é muito mais aquilo que nos une do que o que nos separa!", concluíram.

6
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Allianz Cup
Notícias
Notícias Mais Vistas