É de salientar que o Cova da Piedade só convocou 15 futebolistas
O Cova da Piedade qualificou-se este domingo para a segunda eliminatória da Taça CTT, após ter batido o Nacional da Madeira por 3-2, resultado fixado na primeira parte.
A equipa da margem sul do Tejo desloca-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave, da Liga NOS, na segunda eliminatória do troféu que abre a temporada futebolística, agendada para 6 de setembro.
O conjunto orientado por João Barbosa realizou uma excelente primeira parte, apesar de ter ficado em desvantagem logo no primeiro minuto, com a equipa madeirense a marcar pelo avançado cabo-verdiano Ricardo Gomes.
A turma piedense nem teve tempo de respirar e já estava em desvantagem. Mas reagiu bem e empatou aos 11 minutos por Ballack. Floro escapou pela esquerda, assistiu o avançado chinês Yahou Liu e este rematou contra o corpo do guarda-redes Framelin. A bola ressaltou para a frente e Ballack só a teve de empurrar para as redes adversárias.
Dois minutos depois aconteceu o segundo golo do Cova da Piedade. A jogada iniciou-se novamente na esquerda, nos pés de Rafael Floro, este assistiu Hugo Firmino e o jogador que veio do Gil Vicente colocou o conjunto da casa em vantagem (2-1), com um excelente remate.
Aos 33 minutos, a equipa de Almada esteve novamente perto do golo. Típica jogada de contra-ataque protagonizada por Ballack, que conduziu o esférico até à entrada da área e preferiu rematar para fora do que ceder a bola ao avançado chinês Yahou Liu, que estava completamente isolado do lado esquerdo.
E o terceiro golo piedense ocorreu ao minuto 43. O chinês Liu recuperou uma bola no meio-campo adversário, cedeu-a a Rafael Floro, que ganhou espaço, isolou-se e bateu com um tiro cruzado o guarda-redes nigeriano Framelin.
O intervalo chegou com mais um golo, desta feita para o Nacional da Madeira, novamente por Ricardo Gomes, que rematou rasteiro e desfeiteou Pedro Alves.
A formação insular, na segunda parte, assumiu a iniciativa atacante da partida, enquanto o conjunto de Almada recuou no relvado e ficou mais na expectativa.
O Nacional pressionou mais, ficou em vantagem numérica já em período de compensação por vermelho direto de Ballack, mas já não conseguiu evitar a derrota, sendo eliminado na primeira eliminatória da Taça CTT.
É de salientar que o Cova da Piedade só convocou 15 futebolistas porque os certificados internacionais de alguns atletas - Michael Silva, Willyan Rocha e Sori Mané, por exemplo - ainda não chegaram ao clube.
Jogo realizado no Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade, Almada.
Cova da Piedade - Nacional: 3-2.
Ao intervalo: 3-2.
Marcadores:
0-1, Ricardo Gomes, 01 minuto.
1-1, Ballack, 11.
2-1, Hugo Firmino, 13.
3-1, Rafael Floro, 43.
3-2, Ricardo Gomes, 45.
Equipas:
- Cova da Piedade: Pedro Alves, Adilson (Wang Chu, 71), Roberto Cunha, Daniel Almeida, Evaldo, Soares, Robson, Rafael Floro (Lima Pereira, 88), Hugo Firmino, Ballack e Yuhao Liu (Pedro Carneiro, 67).
(Suplentes: João Kuspiosz, Wang Chu, Pedro Carneiro e Lima Pereira).
Treinador: João Barbosa.
- Nacional: Framelin, Nuno Campos, Diogo Coelho, Rui Correia, Mauro (Elízio, 80), Yaya Bamba, Jota, Diego Barcellos (Vítor Gonçalves, 74), João Camacho (Vanilson, 67), Witi e Ricardo Gomes.
(Suplentes: Gauther, Geraldo Matsimbe, Vanilson, Júlio César, Elízio, Edgar Abreu e Vítor Gonçalves.
Treinador: Costinha.
Árbitro: Sérgio Piscarreta (AF Algarve).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Mauro (22 minutos), Rui Correia (65), Robson (75), Jota (90) e Vítor Gonçalves (90+7). Cartão vermelho direto para Ballack (90+4).
Assistência: cerca de 700 espetadores.
Presidente da Liga Portugal questionado sobre as acusações dos dragões
O evento realizou-se esta sexta-feira, na Arena Liga Portugal, no Porto
Final-four será disputada novamente em Leiria
Líder do FC Porto teve participação ativa na Cimeira de Presidentes
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal