É o sétimo ano em que a Taça da Liga se disputa com a chancela da Allianz. O CMO da marca que é 'naming sponsor' da prova faz um balanço positivo de uma ligação que considera ter redimensionado o mais jovem troféu nacional
RECORD - É o sétimo ano de Allianz Cup. A prova já faz parte da mobília do futebol português?
JOSÉ FRANCISCO NEVES - Sem dúvida! A Allianz Cup tornou-se, ao longo destes sete anos, um evento de referência no calendário do futebol português. Este é um torneio que não só promove o desporto, mas também cria momentos únicos para os adeptos, dentro e fora do campo. A Allianz Cup já não é apenas uma competição. Tornou-se mais do que isso. É, sim, uma experiência que envolve todos os fãs do futebol em Portugal e que consagra o tão esperado campeão de inverno. Para nós, Allianz, faz portanto todo o sentido fazer parte deste palco de excelência desportiva e continuar a apoiar aquilo que de melhor se faz no desporto português.
RECORD - Qual o retorno para a Allianz da associação a esta competição?
JFN - Esta associação gera um impacto extremamente positivo, tanto em termos de notoriedade da marca como no reforço do nosso posicionamento enquanto parceiros estratégicos do desporto e promotores do envolvimento com a sociedade. Acreditamos que esta competição permite-nos criar uma ligação direta e emocional com os portugueses, reforçando o nosso posicionamento como uma marca de seguros, também portuguesa. Mais do que uma competição desportiva, a Allianz CUP é uma plataforma que nos possibilita estar próximos das comunidades, celebrando a paixão pelo futebol e criando experiências memoráveis para adeptos de todas as idades. A exposição mediática associada a este evento, que chega a milhões de pessoas em Portugal e além-fronteiras, é um fator relevante para a nossa estratégia, mas o verdadeiro valor vai além da visibilidade. Através da ativação da marca em contextos tão emocionais e envolventes como os proporcionados pela Allianz Cup, conseguimos consolidar a nossa relação com os clientes e parceiros, reforçando a posição da Allianz como uma marca que apoia não apenas o dia a dia das pessoas, mas também os momentos extraordinários que geram união e inspiração. Acreditamos que esta parceria é uma oportunidade única de reforçar a nossa mensagem enquanto parceiros de confiança e catalisadores de conquistas – no desporto, na vida e nos desafios que todos enfrentamos.
RECORD - Ter os quatro clubes que mais se têm destacado nos últimos anos em Portugal é o melhor cartaz possível para a edição de 2025?
JFN - O que nos importa é ter uma semana de futebol positivo, ou seja, bons espetáculos de futebol em comunhão com os adeptos, sendo verdadeiramente uma experiência partilhada dentro e fora das quatro linhas. Não quero no entanto, deixar de responder à questão e ter os quatro clubes que mais se têm destacado no futebol português nos últimos anos é um verdadeiro privilégio e o melhor cartaz possível para a edição de 2025 da Allianz Cup. Estes clubes não só representam a elite do futebol nacional, como também trazem consigo uma enorme paixão e envolvimento dos adeptos. Este cenário consegue elevar ainda mais aquilo que é a competitividade e a própria emoção da prova, garantindo assim momentos verdadeiramente inesquecíveis para todos os que acompanham o futebol.
RECORD - O que espera para esta final four?
JFN - A final four da Allianz Cup é sempre um momento de grande expectativa e emoção e esta edição não será exceção. Esperamos jogos de elevada qualidade, estádios repletos de adeptos e uma atmosfera única que só o futebol consegue proporcionar. Paralelamente aos jogos, e como já é habitual, durante uma semana Leiria torna-se a capital do futebol português com inúmeras atividades lúdicas a acontecerem. Juntamente com a Liga Portugal, queremos proporcionar mais uma edição memorável, marcada por animação, momentos de convívio em família e, acima de tudo, um ambiente de fair play e respeito entre todos os adeptos, dentro e fora do estádio. Estamos confiantes de que esta final four continuará a consolidar a Allianz Cup como um evento marcante no desporto português e proporcionará momentos memoráveis a todos os que acompanham esta grande festa do futebol.
RECORD - A prova tem sido alvo de 'ameaças' por causa do congestionamento do calendário. O que é que a Allianz Cup pode dar ao futebol profissional?
JFN - Esta questão é colocada todos os anos, quando se aproxima a Allianz Cup. O que podemos afirmar com toda a certeza é que esta é uma competição que todos os clubes querem vencer. Os jogos da final four estão sempre entre os programas com maior audiência da TV portuguesa e os estádios onde decorrem os jogos, estão sempre esgotados, por todo o tipo de adeptos incluindo famílias. É isto que a Allianz Cup traz ao futebol profissional: Competitividade, estádios cheios, audiências televisivas e futebol positivo, que como já tive oportunidade de referir é sinonimo de espetáculo dentro e fora das 4 linhas.
RECORD - A Allianz está para ficar? Tem interesse em manter-se no nome desta competição?
JFN - A Allianz Portugal é o 'naming sponsor' da Taça da Liga há sete anos consecutivos. Em conjunto com a Liga Portugal criámos a Allianz Cup e acreditamos que esta é uma colaboração de sucesso, que tem vindo a crescer e a ganhar espaço no panorama do futebol português. É assim que queremos continuar a pensar nesta competição.
RECORD - Porque é que a Allianz, que é uma seguradora, se associa tanto ao Desporto e a grandes eventos desportivos?
JFN - A Allianz acredita no poder transformador do desporto. O desporto inspira, conecta pessoas e promove valores como a resiliência, o trabalho em equipa, o fair play e a superação – valores que também estão no centro da nossa identidade enquanto seguradora. O nosso objetivo é proteger e apoiar as pessoas nos momentos que mais importam, e o desporto reflete essa mesma essência: é sobre ultrapassar desafios, alcançar metas e celebrar conquistas. A nossa associação a grandes eventos desportivos, como a Allianz Cup ou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, reflete o nosso compromisso em ir além da proteção financeira. Queremos estar próximos das pessoas e das comunidades, promovendo estilos de vida saudáveis, experiências marcantes e paixão pelo desporto. Além disso, acreditamos que estas iniciativas nos ajudam a criar ligação emocional com os nossos clientes e parceiros, mostrando que a Allianz está presente tanto no dia-a-dia como nos momentos extraordinários de celebração e superação. O desporto é também uma plataforma global que permite comunicar a nossa visão e valores de forma inspiradora e inclusiva. É por isso que continuamos a investir no apoio a competições e atletas que são uma fonte de inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo.
Presidente da Liga Portugal questionado sobre as acusações dos dragões
O evento realizou-se esta sexta-feira, na Arena Liga Portugal, no Porto
Final-four será disputada novamente em Leiria
Líder do FC Porto teve participação ativa na Cimeira de Presidentes
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português