Atual selecionador venezuelano antevê final
José Peseiro considera que não há favoritos para sábado, na final da Taça da Liga entre Sporting de Braga e Sporting, as duas únicas equipas que repetiu como treinador, como frisou à agência Lusa.
"Acho que há uma quota [de possibilidade de vencer] muito igual para as duas equipas. Penso que será um bom jogo, ambas as equipas têm qualidade, por isso eliminaram FC Porto e Benfica, e antevejo uma final disputada, com nível, em função do que é a qualidade dos seus jogadores e dos seus treinadores", mas "em que é muito imprevisível dizer quem é favorito", disse.
O Sporting terá mais um dia descanso, porque jogou na terça-feira (vitória por 2-1 sobre o FC Porto), e os bracarenses apenas na quarta-feira (mesmo resultado diante do Benfica), mas, para José Peseiro, numa final, isso "não é tão relevante assim".
"Já vimos noutras finais a equipa com três dias de descanso vencer a que tinha quatro dias. Quem está numa final, está extremamente motivado. Claro que não é a mesma coisa, cientificamente não é, mas o Braga vai fazer tudo para ter os jogadores recuperados e não será isso que vai fazer a diferença, até porque não há prolongamento, decide-se em penáltis [se o jogo terminar empatado no final dos 90 minutos]", disse.
Segundo o técnico, "as duas equipas vão estar no seu melhor momento, motivadas e confiantes por estarem na final", e "o que vai fazer a diferença é a qualidade do jogo, a equipa que errar menos, a que está mais concentrada, porque um jogo destes pode decidir-se no pormenor, como nos jogos das meias-finais".
José Peseiro vincou a ideia de que Sporting de Braga e Sporting "são dois projetos diferentes", o que se reflete em "duas formas diferenciadas de jogar".
O Sporting de Braga com um projeto "a ser desenvolvido já há alguns anos", uma "equipa que ganhou o ano passado a Taça da Liga, tem jogadores mais experientes, com uma média de idades superior".
Já o Sporting, "é um projeto novo, com um treinador novo, mas que também já ganhou esta competição, com jogadores de qualidade, também tem alguns jogadores com experiência, mas o Braga terá mais e é um projeto com mais tempo e mais solidificado", explicou.
"A verdade é que o Sporting está em primeiro lugar, com quatro pontos de vantagem [sobre FC Porto e Benfica] e já ganhou por 2-0 ao Braga esta época. Também me colocaram essa questão, que o FC Porto teria mais experiência que o Sporting, mas eu disse que são mais jovens, mas há irreverência e há a confiança que acumularam. São uma equipa muito bem orientada, com qualidade e que está a construir o seu caminho", disse.
O atual selecionador venezuelano diz não torcer por nenhuma equipa e notou que ficará "satisfeito e triste" qualquer que seja o resultado. "O Braga e o Sporting foram as duas únicas equipas que repeti a treinar, em que tive sucesso - ganhei uma Taça da Liga [Sporting de Braga] e fui a uma final da Taça UEFA e estive quase a ser campeão [Sporting] - e algum insucesso, também por não continuar como gostaria. São duas equipas que tive uma grande honra e satisfação em treinar, estão na minha história e marcam muito o meu trajeto", finalizou.
O evento realizou-se esta sexta-feira, na Arena Liga Portugal, no Porto
Final-four será disputada novamente em Leiria
Líder do FC Porto teve participação ativa na Cimeira de Presidentes
Estreia do Alverca na competição
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele