Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Antigo avançado do Vitória perspetivou uma "grande partida" em Leiria frente ao Sp. Braga
Seguir Autor:
O ex-futebolista Paulinho Cascavel foi goleador nos dérbis entre V. Guimarães e Sp. Braga, num tempo de supremacia vimaranense, e perspetivou um "grande jogo" minhoto na final da Taça da Liga, no sábado.
Nos quatro clássicos do Minho que disputou, referentes aos campeonatos de 1985/86 e de 1986/87, o antigo ponta de lança brasileiro perdeu na estreia, em Braga, por 1-0, e venceu as restantes três partidas, somando hat tricks nos desafios realizados em Guimarães.
"Naquela década de 80, principalmente naquela época em que eu estava no Vitória, estávamos bem superiores ao Sp. Braga. A equipa fez melhores campeonatos. Nos confrontos diretos esteve mais forte", disse à Lusa o autor de 60 golos em 76 jogos oficiais pelo clube da cidade berço.
Dianteiro do plantel vitoriano de 1985/86, treinado por António Morais, que foi quarto classificado da 1.ª Liga, e do de 1986/87, orientado pelo brasileiro Marinho Peres, que obteve o terceiro lugar, Paulinho Cascavel bateu por três vezes o guarda-redes Hélder Catalão nos triunfos por 4-0, a abrir a segunda volta de 1986/87, e por 5-3, em 1985/86, jogos de que bem se lembra.
"Nos dois jogos em casa, a equipa esteve muito bem. No 5-3, ainda tivemos um 'susto', porque estávamos a ganhar por 5-0. Em menos de um quarto de hora, o Sp. Braga fez três golos. A massa associativa não gostou muito, mas o que marca a história é o resultado final. Tive a felicidade de marcar seis golos nos dois jogos [em casa]", recordou.
Melhor marcador do principal campeonato português em duas ocasiões, pelo Vitória, em 1986/87 (22 golos), e pelo Sporting, em 1987/88 (23), Paulinho também se lembra perfeitamente de um falhanço clamoroso em Braga, ao desviar a bola para a trave a um metro da linha de golo, num desafio que a sua equipa até venceu, por 1-0, com um golo de Adão, na abertura da época 1986/87.
As memórias vívidas desses clássicos advêm do facto de o Sp. Braga ser o principal rival do emblema de Guimarães e de as vitórias nesses jogos "serem muito saborosas", admitiu.
Ciente de que o clube arsenalista cresceu no século XXI e se habituou a terminar os campeonatos à frente do Vitória, o antigo goleador realça que o Sp. Braga se apurou merecidamente para a final, ao derrotar o Benfica (3-1), na meia-final, assim como a equipa 'preta e branca', que venceu o Sporting com uma reviravolta tardia na terça-feira (2-1).
"Seria injusto o Vitória não ir pelo menos ao empate e aos penáltis. Teve a sorte no final do jogo. É difícil acontecer dois golos em tão poucos minutos, ainda para mais no finalzinho. As duas equipas ganharam bem. Vai ser um bom jogo. Estes jogos 'mata-mata', como diria o Felipão [Luiz Felipe Scolari], têm características diferentes, ainda para mais sendo um dérbi, um clássico", realçou.
À espera de assistir ao jogo pela televisão a partir do Brasil, num dia em que tem viagens marcadas, o jogador que passou ainda por FC Porto e Gil Vicente vai apoiar o Vitória, formação, a seu ver, capaz de conquistar um título inédito.
"Acredito que a massa adepta do Vitória apareça em maior número. Vai sempre com o Vitória onde a equipa vá. Vai ser um grande jogo. Espero que o Vitória tenha a sorte do jogo novamente. É sempre ganhar um título. Não é o principal do país, mas é o terceiro. Tem tudo para fazer um bom jogo e ganhar", resumiu.
O Vitória de Guimarães, vencedor de uma Supertaça e de uma Taça de Portugal, e o Sp. Braga, com três edições da Taça de Portugal e três da Taça da Liga, protagonizam uma final inédita nas competições nacionais no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, no sábado, às 20:00, com arbitragem de Hélder Malheiro, da associação de Lisboa.
Antigo lateral-esquerdo assume, no entanto, que "no campeonato as coisas estão mais complicadas"
Antigo avançado das águias admite "mal menor" para a época e prevê clássico "muito difícil" no Dragão para a Taça de Portugal
Ingressos para sectores próximos
Médio uruguaio só pensa em erguer o troféu
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica