Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Câmaras de alta resolução vão captar imagens a 200 frames por minuto
Seguir Autor:
A Vieww, uma empresa alemã pioneira na utilização da tecnologia no futebol, vai testar na final-four da Allianz Cup um sistema melhorado que permitirá utilizar a tecnologia de linha de golo para a avaliação de lances como os foras de jogo.
Este é o primeiro teste a nível mundial e funcionará em modo offline nos três jogos realizados em Leiria, onde foram instaladas 14 câmaras de alta resolução, que terão uma função dupla: além de indicarem ao árbitro, no espaço máximo de um segundo, se a bola transpôs a linha de golo, fornecerão ao VAR imagens com maior resolução do que as imagens obtidas pela transmissão televisiva.
"Com esta tecnologia, a nitidez das imagens vai aumentar substancialmente", assegurou Ricardo Campos, gestor de clientes da Vieww, no final da certificação realizada pela FIFA no Municipal de Leiria.
O sistema garante que não haverá intervenção do fator humano nas linhas traçadas e assegura a cobertura completa do terreno de jogo devido à existência de mais câmaras (mais duas, para além das 14 da tecnologia de linha de golo).
Estas câmaras captam imagens a 200 frames por minuto, enquanto as restantes câmaras da transmissão televisiva funcionam a 50 frames. "Com esta tecnologia, a nitidez das imagens vai aumentar substancialmente e o VAR tem possibilidade de escolher de muito mais ângulos imagens para agir em situações difíceis, como uma mão na bola. Esta simulação com o VAR é muito importante para avaliar este modelo", explicou Markus Garscha, diretor-técnico Vieww, que acredita que a tecnologia começará a ser utilizada em breve nas principais ligas europeias, além das grandes competições de seleções.
O resultado do teste nos três jogos da Allianz Cup será apresentado à FPF, por forma a aquilatar da possibilidade de vir a ser implementada nas competições profissionais.
Conselho de Arbitragem divulgou as notas dos árbitros esta sexta-feira
Polícia de Segurança Pública agradece "espírito de solidariedade"
Avançado vitoriano falha FC Porto e Estoril. Diretor de comunicação do Sp. Braga suspenso 23 dias por provocações ao banco rival a anteceder a de Oliveira
Autoridades pediram ajuda nas redes sociais para "fechar este caso com um final feliz"
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£
Informação lançada pelo ‘The Sun’ está a agitar Ibrox
As declarações do treinador do FC Porto após o desaire no Dragão Arena (40-35)
Segundo avança o 'Jornal de Notícias'