Equipa comandada por Pepa avança na Allianz Cup
O Vitória de Guimarães apurou-se esta segunda-feira para a segunda fase da Allianz Cup, após 'virar' o resultado e golear o Leixões por 4-1, num jogo que dominou apesar dos esporádicos lances de perigo matosinhenses.
O extremo Sapara adiantou a equipa da II Liga no 'marcador' aos 22 minutos, na cobrança de um penálti, mas os vitorianos igualaram ainda na primeira parte por Rochinha, aos 34, e consumaram a reviravolta aos 74, num autogolo de Diogo Gomes, antes de fecharem a contagem aos 84, por Bruno Duarte, e aos 90+4, por Maga.
O conjunto de Guimarães venceu o primeiro jogo oficial sob o comando técnico de Pepa e, na segunda fase da Taça da Liga, vai defrontar o Casa Pia, em Lisboa, em jogo agendado para domingo, às 18:00.
Os minhotos tiveram um ascendente inicial, demonstrado pelo remate de Oscar Estupiñán à malha lateral, aos sete minutos, mas os homens de Matosinhos reagiram com alguns lançamentos em profundidade para Sapara, muito interventivo nas alas, e chegaram à vantagem através de uma grande penalidade.
Na sequência de uma mão na bola de Oscar Estupiñán em resposta a livre lateral de Wallyson Mallmann, aos 20 minutos, Sapara 'encarou' Matous Trmal a partir da 'marca dos 11 metros' e atirou para o lado contrário do guarda-redes vitoriano, 'inaugurando o marcador'.
Depois de ameaçarem a igualdade ao minuto 23, num remate de Marcus Edwards contra um oponente, após ter contornado o guarda-redes Tiago Silva, o Vitória sentiu dificuldades para contornar a organização defensiva leixonense, até Rochinha, num lance de insistência com ressalto à mistura, atirar para o fundo das redes num 'tiro' cruzado.
Estimulados pelo golo, os vimaranenses quase operaram a reviravolta em lances de Marcus Edwards, aos minutos 36 e 39, mas os pupilos de José Mota tiveram ainda fôlego para colocar em perigo a baliza contrária, em remates de Diogo Leitão, aos 39, e de Wallyson Mallmann, aos 45+1.
A segunda metade desenrolou-se quase sempre na baliza do Leixões, apesar do trabalho dado pelo avançado Wendel à retaguarda vitoriana, e tanto André André, aos 58 minutos, como Oscar Estupiñán, aos 64, desperdiçaram ocasiões flagrantes, antes do tento da reviravolta surgir à entrada para o último quarto de hora, num desvio de Diogo Gomes para a própria baliza após remate cruzado de Marcus Edwards.
O Vitória de Guimarães manteve o 'pé no acelerador', criou mais lances em redor da baliza contrária e selou o resultado com golos de Bruno Duarte, isolado por Rochinha, aos 84, e pelo estreante Maga, que, aos 90+4, desviou o remate de outro elemento a cumprir o primeiro jogo pela equipa principal vimaranense, Herculano.
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória de Guimarães -- Leixões, 4-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Sapara, 21 minutos (grande penalidade).
1-1, Rochinha, 34.
2-1, Diogo Gomes, 74 (própria baliza).
3-1, Bruno Duarte, 84.
4-1, Maga, 90+4.
- Vitória de Guimarães: Matous Trmal, Sacko, Borevkovic, Jorge Fernandes, Rafa Soares, Tomás Händel, André André (Janvier, 62), André Almeida (Gui, 69), Marcus Edwards (Maga, 85), Rochinha (Herculano, 85) e Oscar Estupiñán (Bruno Duarte, 69).
(Suplentes: Celton Biai, Maga, André Amaro, Hélder Sá, Ibrahima Bamba, Gui, Janvier, Bruno Duarte e Herculano).
Treinador: Pepa.
- Leixões: Tiago Silva, Jefferson Encada, Ricardo Teixeira, Diogo Gomes, Seck, Nduwarugira, Wallyson Mallmann, Diogo Leitão (Hélder Morim, 75), Sapara (Menaour Belkheir, 72), Kiki (Abel Folha, 90+3) e Wendel (Papalelé, 90+3).
(Suplentes: Stefanovic, Abel Folha, Hélder Morim, Menaour Belkheir, Isnaba e Papalelé).
Treinador: José Mota.
Árbitro: Hélder Malheiro (Associação de Futebol de Lisboa).
Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Nduwarugira (05), Marcus Edwards (09), Sapara (50) e Sacko (58).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.
O evento realizou-se esta sexta-feira, na Arena Liga Portugal, no Porto
Final-four será disputada novamente em Leiria
Líder do FC Porto teve participação ativa na Cimeira de Presidentes
Estreia do Alverca na competição
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense