_
O Atlético Clube Portugal 'reclamou' para si o título do Carcavelinhos no Campeonato de Portugal, edição 1927/28. Na sequência do anúncio da Federação Portuguesa de Futebol de que vai criar uma comissão técnica independente para estudar a categorização das competições internas, o emblema lisboeta lembrou as suas origens para reivindicar o troféu.
Isto porque o Atlético "resultou, como é público, da fusão do Carcavelinhos e do União Lisboa, no ano de 1942". E, nesse sentido, "o palmarés desportivo dos dois clubes fundadores do Atlético foi herdado pelo nosso clube, em toda a sua dimensão."
Ainda assim, o clube da Tapadinha, atualmente nos distritais, recusa debater a "génese" do Campeonato de Portugal e se esta competição é antecessora da Primeira Liga, como o Sporting - para além de outros clubes como Marítimo ou Belenenses - defende ser. Porém, o Atlético sublinha que "caso a FPF considere o título de 1927/1928 como sendo de Campeão Nacional, o clube passará a figurar entre esses campeões, tal como figura hoje entre os Campeões de Portugal."