A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) explicou, esta quinta-feira, que a atribuição do prémio Alto Prestigio a Benfica e Sporting visou distinguir o contributo dos clubes lisboetas para os "particulares laços desportivos" com os países de língua portuguesa.
"A direção da CDP decidiu atribuir o citado prémio ao Sport Lisboa e Benfica e ao Sporting Clube de Portugal considerando os contributos dos dois clubes, ao longo de muitas décadas, para os particulares laços desportivos com os países que têm o Português como língua oficial", justificou, em comunicado de seis pontos.
A CDP lembra que em cada edição a Gala do Desporto é subordinada a um tema, a que corresponde a atribuição do Prémio Alto Prestígio, e que este ano foi escolhido o "CPLP -- a Língua une, o Desporto reforça", atendendo à realização em 2012 dos Jogos Desportivos da CPLP em Portugal.
O FC Porto classificou de "surpreendente e estranho" o facto do prémio Alto Prestígio ter sido atribuído a Benfica e Sporting, questionando os critérios de escolha e considerando ter desempenhado papel internacional mais relevante que os seus rivais.
A Confederação do Desporto de Portugal recorda que em 2008, quando O Amor à Camisola foi o tema em destaque, homenageou o portista Vítor Baia e em 2010, na hora de distinguir desportistas que marcaram o primeiro século da República portuguesa, incluiu os "dragões" Artur Jorge, Fernanda Ribeiro, Fernando Gomes, José Maria Pedroto, José Mourinho, Vítor Hugo e Vítor Baía.
"A Confederação do Desporto de Portugal é uma casa aberta a todos os desportos, desportistas e clubes e os êxitos conseguidos pelos representantes portugueses são os êxitos da CDP", concluiu a nota.
Declarações à imprensa internacional à margem do Portugal Football Summit
Capitão João Aurélio, refeito de lesão, também deve voltar aos treinos
Defesa do Sporting completou os 90 minutos na vitória da Bélgica diante de Gales (4-2)
Empresário expôs dados pessoais em entrevista à CMTV antes do lançamento no portal
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional