_
Fernando Gomes lembrou esta 5.ª feira as vítimas do mau tempo em Portugal, num discurso no Congresso da UEFA, depois de ter sido eleito membro honorário do Comité do organismo que tutela o futebol europeu.
"Neste momento de alegria e felicidade, os meus pensamentos estão com milhares de pessoas estão a sofrer muito em Portugal, com três semanas de tempestades", assumiu o atual presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) e antigo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Em Bruxelas, onde está a decorrer o 50.º Congresso da UEFA, Fernando Gomes lembrou ainda os clubes e os atletas que "não podem praticar desporto neste momento".
"Os meus pensamentos e a minha esperança são que isto se possa resolver rapidamente e possamos voltar a viver normalmente em Portugal. Os meus pensamentos estão com os milhares de pessoas que estão a sofrer em Portugal", concluiu.
A eleição de Fernando Gomes decorreu no 50.º Congresso da UEFA, depois de o dirigente ter sido proposto para membro honorário pelo presidente do organismo que gere o futebol europeu, o esloveno Aleksander Ceferin.
Esta distinção teve como justificação "enaltecer o percurso" do atual presidente do COP, que no dirigismo desportivo liderou também a FPF, entre 2011 e 2025, foi vice-presidente da UEFA, de 2017 a 2023, integrando o seu comité executivo, entre 2015 e 2023, e representante europeu no Conselho da FIFA, de 2017 a 2023.
Os membros honorários podem participar no congresso anual, como consultores, mas sem direito a voto.
A escolha de Fernando Gomes, de 73 anos, que foi eleito presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) em 19 de março de 2025, é justificada pela UEFA pelos "serviços excecionais prestados ao futebol europeu".
Extremo de 29 anos rescindiu com os durienses e assinou até ao final da época pelos poveiros
Treinador celebra o 43.º aniversário e teve direito a cântico de parabéns e a bolo
Benfica defronta o Santa Clara com duas baixas de peso e uma grande novidade
Partilha de recursos e otimização de infraestruturas reforçam a ligação entre as instituições
Campeão PSG lidera a lista
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra
Benfica foi quem mais amealhou
Gianni Infantino defendeu o levantamento das restrições, mas Ceferin mostra-se irredutível na sua posição