_
Mateus Galiano viu o Gil Vicente descer enquanto disputava o Mundial’2006 com a camisola de Angola. O angolano, hoje com 31 anos, disputara nessa época 4 jogos e marcara 2 golos pelos gilistas e ficaria mais uma época em Barcelos. O seu nome ficou associado a um caso que pode mudar o quadro competitivo dos campeonatos profissionais. Mas tal não deverá ter efeitos na próxima temporada, pois a FPF e a Liga podem recorrer da decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa.
Caso a integração do clube de Barcelos seja uma realidade, ainda se pode argumentar que quem deverá ser penalizado com a descida. Para uma troca direta com o Gil, deveria ser o Belenenses, mas o campeonato de 2005/06 já está homologado e, em princípio, evita qualquer dissabor para os azuis do Restelo.
A perspetiva de alargamento entra, por outro lado, claramente em contraciclo com o desejo da Liga em reduzir de 18 para 16 o números de equipas participantes no campeonato principal, mas a verdade é que muitas vezes os projetos são ultrapassados pelos factos, uma situação que não é inédita no campeonato português.
O clube já venceu algumas batalhas jurídicas que se sucederam à hecatombe de 2006. O tribunal administrativo de Lisboa já condenara a FPF a pagar uma indemnização provisória de 500 mil euros relativamente a processos paralelos. O clube de Barcelos, note-se ainda, não só viu a sua equipa principal ser despromovida como o mesmo aconteceu com a equipa de juniores que disputava o campeonato nacional.
Tudo por ter recorrido aos tribunais comuns, ao ponto de a própria FIFA ter ameaçado de exclusão a FPF, situação que ajudou a condicionar o desfecho... que não o era. A FPF irá agora usar as suas armas e, pelo que conseguimos saber, o caso está longe de ter terminado. Pelo que as próximas edições dos campeonatos profissionais não serão afetadas por esta decisão.
Indemnização de 20 milhões
O Gil Vicente reclama desde a primeira hora uma indemnização da FPF e da Liga pelos danos causados pela descida de divisão em 2006, depois de ter assegurado em campo a permanência. Os gilistas calculam o prejuízo em 20 milhões de euros. A equipa de Barcelos, saliente-se, viveu momentos muito difíceis e teve muitas vezes de ser o bolso do presidente Fiúsa a resolver os problemas, com os galos apenas a conseguirem regressar à 1.ª Liga em 2011/12, onde ficaram até 2015.
A análise do treinador do E. Amadora à derrota no Dragão (1-3)
A análise de Vítor Pinto
Avançado espanhol voltou a estar em destaque frente ao E. Amadora
Golo do Estrela acordou os dragões, que depressa carregaram para selar uma vitória justa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League