A SAD do Cova da Piedade foi declarada insolvente pelo juízo do Barreiro do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, anunciou o clube do concelho de Almada, que diz ser "um dos maiores credores" daquela sociedade.
"Por sentença do passado dia 30 de setembro de 2022, a nossa participada Clube Desportivo da Cova da Piedade - Futebol SAD foi declarada insolvente. O departamento jurídico do clube está a acompanhar o processo, sendo que não deixaremos de defender todos os interesses do clube, que é um dos maiores credores da SAD", informaram os piedenses.
O Cova da Piedade, que não tem qualquer equipa de futebol sénior ou de sub-19 inscrita nas competições oficiais em 2022/23, uma vez que os direitos desportivos das mesmas estavam contratualmente cedidos à SAD, afirma ainda que este "é o primeiro passo" para devolver aquelas equipas à alçada do clube.
Contactado pela agência Lusa, o presidente do Cova da Piedade disse estar a "aguardar uma posição mais aprofundada da parte do departamento jurídico do clube, que apenas hoje foi notificado da decisão", mas revelou-se confiante no regresso do futebol sénior e de sub-19 à Cova da Piedade já na próxima época.
"Garantidamente, vamos ter uma equipa sénior e uma de juniores a representar as cores do Cova da Piedade na próxima época", assumiu Paulo Veiga.
O processo de insolvência da SAD deverá, agora, seguir "os normais trâmites processuais", nomeadamente com a nomeação de um administrador de insolvência, que irá fazer o levantamento de todos os créditos e ativos da sociedade.
O pedido de insolvência da SAD do Cova da Piedade deu entrada no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa no final de maio, após aquela sociedade ter falhado a certificação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ficando impedida de inscrever-se nas competições nacionais.
A SAD, que tinha assegurado a manutenção na Liga 3, seria obrigada, desta forma, a inscrever-se nos campeonatos distritais da AF Setúbal, mas abdicou de inscrever qualquer equipa de qualquer escalão sobre os quais detinha os direitos desportivos.
O Cova da Piedade já tinha sido despromovido administrativamente da II Liga para a Liga 3 no final da época 2020/21, por ter falhado os prazos de inscrição nas competições profissionais, cenário que voltou a repetir-se no final da época seguinte, quando assegurou a manutenção na Liga 3, mas falhou o processo de certificação da FPF.
O clube da margem sul do Tejo encontra-se, há vários anos, em litígio aberto com a SAD, que, em 2021/22, disputou os seus encontros da Liga 3 no Estádio das Seixas, na Malveira da Serra, abandonado o Estádio Municipal José Martins Vieira, em Almada.
Por LusaDefesa-central checo, de 33 anos, assinou um contrato válido por duas temporadas com o Rio Ave e admitiu ter um papel a desempenhar no grupo
Últimos internacionais devem chegar na quinta-feira
Técnico do Gil Vicente tem estado atento às camadas jovens do clube, indo de encontro ao projeto apresentado pela SDUQ nas últimas épocas
Trio de avançados participou em apenas oito dos 24 golos na época
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Insólito aconteceu no último dia do mercado de transferências