Uma luz inflamada ao fundo do túnel

Uma luz inflamada ao fundo do túnel

A afirmação de Pedro Tiba, destaque do Vitória de Setúbal no último exercício, foi mais uma prova de que há talentos perdidos à espera de uma oportunidade no terceiro escalão do futebol português. Em época de estreia, o CNS coroou o Freamunde como campeão, depois de derrotar o Oriental (3-2) na grande final da competição, marcada pelo futebol aberto e ofensivo que caraterizou ambas as formações. O terceiro promovido à II Liga acabou por ser o Vitória de Guimarães B, que acabou por aproveitar o fator casa para decidir o playoff diante do Benfica Castelo Branco, uma das boas surpresas da competição.

Guarda-redes

PUB

Nuno Hidalgo (Benfica Castelo Branco) foi quem mais se destacou no CNS. Contratado, no início de janeiro, ao Loures, clube que ajudou a vencer a Série F, o internacional português em futebol de praia, dotado de ótimos reflexos, agilidade e elasticidade, sofreu 23 golos em 31 jogos. Rui Nereu (Freamunde), Pedro Freitas (Fafe), campeão europeu de sub-17 em 2003, e Tiago Martins (Sertanense) foram outros guarda-redes que se evidenciaram, tal como os jovens Paulo Jorge (Gondomar, 19 anos), com passagens pela formação de Vitória de Guimarães e Rio Ave, e André Moreira (Ribeirão, 18 anos).

Defesas-centrais

Serginho (Bragança) realizou uma época de grande nível, mostrando potencial para atingir patamares competitivos mais elevados. Aliás, o CNS revelou jovens muito interessantes nesta posição, como Dinis Almeida (Joane, 18 anos), Luís Pimenta (Limianos, 17 anos), futuro reforço do Boavista, Pedro Monteiro (Freamunde, 20 anos), já pescado pelo Braga, clube que contratou, em janeiro, Breno Freitas (Operário, 17 anos). João Afonso (Benfica Castelo Branco), o experiente Luiz Carlos (União Leiria) e o cabo-verdiano Kiki Ballack (Sertanense) foram outros jogadores em destaque.

PUB

Defesas-laterais

Edu (Freamunde), um médio-ala convertido com sucesso em lateral-ofensivo, João Amorim (Oriental), João Pedro (Vizela) e João Oliveira (Pinhalnovense), com percurso na formação ao serviço de Benfica e Sporting, distinguiram-se à direita. À esquerda, Afonso Figueiredo (Boavista), Hugo Simões (Sertanense), Nera (Tirsense) e Bruno Simão (União de Leiria), após experiências no futebol cipriota, moldavo, azeri, eslovaco e romeno, evidenciaram-se. Eliseu (Joane, 20 anos), lateral-direito veloz e desequilibrador, assumiu-se como uma das revelações do escalão.

Médios

PUB

Na Zona Norte, o jovem médio-centro ganês Bernard Mensah (Vitória de Guimarães B) mostrou potencial para chegar à equipa principal. Tiago Ronaldo (Vizela), antiga promessa do emblema vimaranense, renasceu e rumará ao Santa Clara, enquanto Jony (Limianos), formado nas escolas do FC Porto, destacou-se pelo virtuosismo técnico, qualidade de passe e visão de jogo. Na Zona Sul, o médio-defensivo cabo-verdiano Patas e o cerebral Dani Matos (Benfica Castelo Branco), o versátil Tiago Mota (Oriental), referência do vice-campeão, e o criativo brasileiro Bruno Torres (Ferreiras) sobressaíram. Carraça (Boavista), Bruno Alves (Vitória de Guimarães B), Pedro Sá (Varzim), Pedrinho (Freamunde), João Coito (Casa Pia) e Léo (Mafra) são outros jogadores com argumentos para dar o salto.

Extremos

Alisson Patrício (Mafra), extremo brasileiro que já atuou no Qatar, destacou-se, tal como os jovens Hernâni (Vitória de Guimarães B), veloz e desequilibrador, e Machado (Freamunde), muito incisivo a explorar diagonais. Zé Mário (Cesarense), Julián (Boavista), Mendes (Ribeirão), Hélio Vaz (União Leiria), Alex (Sertanense), João Rui e Hugo Seco (Benfica Castelo Branco) também foram protagonistas de boas épocas.

PUB

Avançados

Ansumane, mais móvel, e Joel, mais fixo, formaram a dupla letal do campeão Freamunde. A Norte, Fábio Gomes (Bragança) e Bobô (Boavista) mostraram uma relação fácil com o golo, assumindo-se como referências ofensivas das suas equipas. Já Areias (Vitória de Guimarães B) foi uma ótima revelação. A Sul, Pias (Ferreiras) surpreendeu, somando golos a mobilidade e agressividade. Nota ainda para os bons exercícios de João Vieira (Torreense), melhor marcador do CNS com 26 golos, Marocas (Benfica Castelo Branco), Rafael Silveira (Sertanense), Luisinho (1.º de Dezembro) e o experiente Nuno Gomes (Pinhalnovense).

MELHOR ONZE

PUB

O Record, através do jornalista Francisco Laranjeira, consultou 15 treinadores que orientaram clubes do CNS para apresentar o “melhor onze” da Zona Norte e da Zona Sul. Um desafio inédito que vai de encontro ao objetivo de ser o mais abrangente possível na busca de talentos, patente na forma como é percorrido o extenso mapa do terceiro escalão do futebol português.

Avançado

Ansumane

PUB

BI: Bissau, Guiné-Bissau, 21/6/1991, 22 anos, 1,79 m e 76 kg. Clubes: Sp. Bissau, Candal, Nogueirense, Ribeirão e Freamunde

Deixou um agregado familiar de 40 pessoas pelo sonho de vingar nos juniores do Sporting, mas conheceu o pesadelo da dispensa e da queda nos Regionais. A afirmação é um prémio para quem fugiu à miséria e envia parte do salário para a Guiné. Velocidade e agressividade definem um avançado que gosta de partir de espaços exteriores em direção à área, onde exibe atributos na finalização com o pé direito e de cabeça.

CENTRAL

PUB

Serginho

BI: Águas Santas, Portugal, 6/10/1993, 20 anos, 1,85 m e 81 kg. Clubes: Leça e Bragança

Revelação do Leça em 2012/13, rumou, no defeso passado, ao Bragança, onde se impôs como líder da defesa. Veloz e agressivo, exibe argumentos no desarme e na antecipação, como também é forte no jogo aéreo em momento defensivo e ofensivo.

PUB

MÉDIO

Bernard Mensah

BI: Acra, Gana, 19 anos, 1,80 m e 73 kg. Clubes: Feyenoord (Gana) e V. Guimarães B

PUB

Oriundo da Academia do Feyenoord, no Gana, Bernard é um médio-centro disponível fisicamente, a necessitar de rever ímpetos agressivos. Sabe construir, mas o remate forte de fora da área – em bola corrida e parada – é o seu ponto forte.

EXTREMO

Alisson Patrício

PUB

BI: Cocal do Sul, Brasil, 31/1/1986, 28 anos, 1,89 m e 83 kg. Clubes: Criciuma, Al Mesaimeer e Mafra.

A estampa física dá a ideia de se tratar de um avançado-centro. Mas é um extremo, habituado a partir do flanco direito, capaz de aliar velocidade e mobilidade a poder de drible. Perspicaz no último passe, exibe predicados como finalizador.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Campeonato de Portugal Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB