Garante que tem muito para dar
Um dos grandes ‘culpados’ do título histórico do Cova da Piedade dá pelo nome de Pedro Alves. Aos 37 anos, o guarda-redes deu uma demonstração de que velhos... são os trapos e travou dois tiros no desempate por penáltis na final do Campeonato Portugal Prio, onde a equipa de Setúbal bateu o Fafe (0-0, 2-0 gp). Como um dos vários jogadores experientes da equipa orientada por Sérgio Boris, Alves destacou a importância de quem não acreditou.
"Como diz o meu treinador, o que conta é a competência e não o cartão do cidadão. Sabíamos que tínhamos qualidade. A média de idades do plantel era alto, mas a ambição não tem idades. As críticas deram força e foram-nos alimentando ao longo da época", contou-nos o guardião, que já passou por Belenenses, Pescadores, E. Amadora, V. Setúbal, Pinhalnovense e Oriental.
Questionado sobre o que fez a diferença nos penáltis, Pedro Alves recusou a ideia de lotaria. "Treinámos durante a semana. Eu faço a minha parte em campo, o treinador orienta durante a semana e o observador tem de preparar o jogo numa ou duas semanas. Há que dar mérito a todos, é um trabalho de equipa", sustentou.
Segredo da longevidade
Foi aos 37 anos que Pedro Alves bateu o seu recorde de jogos numa época (35) e o segredo, pelo que nos diz, está na maturidade. "Os melhores são os que têm uma melhor perceção do jogo e eu, a partir dos 30 anos, comecei a perceber melhor. A certa altura, até podemos não ser tão ágeis ou rápidos, mas compensamos", referiu o guarda-redes que, além de considerar a permanência na 2ª Liga um objetivo realista, só pensa no presente: "Já não tenho esse objetivo de jogar na 1ª Liga mas, para ser sincero, também já não esperava jogar na 2.ª Liga e isso vai acontecer."
Quanto a quem o inspira, Alves não tem dúvidas. "Quando era miúdo, admirava Vítor Baía e Michel Preud’homme. Agora, do que mais gosto é Jan Oblak. Não sei o que se passou com ele nos penáltis, na final da Champions, mas ele torna tudo fácil. Tem uma frieza incrível!", comentou.
Treinador André Irulegui espera muitas dificuldades, mas não deixa de acreditar numa surpresa
Nuno Barbosa destaca "grande diferença" do Campeonato de Portugal para a 1.ª Liga
Saída de Manuel Marinho resulta "da perda de condições institucionais e de confiança recíproca"
Triunfo por 3-1
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida