Pedro Alves: «Críticas deram força ao longo da época»

Garante que tem muito para dar

• Foto: Luís Manuel Neves

Um dos grandes ‘culpados’ do título histórico do Cova da Piedade dá pelo nome de Pedro Alves. Aos 37 anos, o guarda-redes deu uma demonstração de que velhos... são os trapos e travou dois tiros no desempate por penáltis na final do Campeonato Portugal Prio, onde a equipa de Setúbal bateu o Fafe (0-0, 2-0 gp). Como um dos vários jogadores experientes da equipa orientada por Sérgio Boris, Alves destacou a importância de quem não acreditou.

"Como diz o meu treinador, o que conta é a competência e não o cartão do cidadão. Sabíamos que tínhamos qualidade. A média de idades do plantel era alto, mas a ambição não tem idades. As críticas deram força e foram-nos alimentando ao longo da época", contou-nos o guardião, que já passou por Belenenses, Pescadores, E. Amadora, V. Setúbal, Pinhalnovense e Oriental.

Questionado sobre o que fez a diferença nos penáltis, Pedro Alves recusou a ideia de lotaria. "Treinámos durante a semana. Eu faço a minha parte em campo, o treinador orienta durante a semana e o observador tem de preparar o jogo numa ou duas semanas. Há que dar mérito a todos, é um trabalho de equipa", sustentou.

Segredo da longevidade

Foi aos 37 anos que Pedro Alves bateu o seu recorde de jogos numa época (35) e o segredo, pelo que nos diz, está na maturidade. "Os melhores são os que têm uma melhor perceção do jogo e eu, a partir dos 30 anos, comecei a perceber melhor. A certa altura, até podemos não ser tão ágeis ou rápidos, mas compensamos", referiu o guarda-redes que, além de considerar a permanência na 2ª Liga um objetivo realista, só pensa no presente: "Já não tenho esse objetivo de jogar na 1ª Liga mas, para ser sincero, também já não esperava jogar na 2.ª Liga e isso vai acontecer."

Quanto a quem o inspira, Alves não tem dúvidas. "Quando era miúdo, admirava Vítor Baía e Michel Preud’homme. Agora, do que mais gosto é Jan Oblak. Não sei o que se passou com ele nos penáltis, na final da Champions, mas ele torna tudo fácil. Tem uma frieza incrível!", comentou.

Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Campeonato de Portugal Notícias
Notícias Mais Vistas