Esclarecimento foi feito esta segunda-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
Os novos acionistas espanhóis da Boavista SAD - Jogo Bonito e Gérard Lopez - estão vedados de votar em assembleia geral ou de receber dividendos por continuarem a incumprir a obrigatoriedade de lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA). O esclarecimento foi feito esta segunda-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), cinco meses depois de o supervisor ter tomado a deliberação.
"O incumprimento do dever de lançamento de oferta pública de aquisição determina a imediata inibição dos direitos de voto e a dividendos inerentes às ações que excedam o limite a partir do qual o lançamento seria devido, o que significa que em circunstância alguma será legítimo que os obrigados ao referido dever (Jogo Bonito e Gérard Lopez) possam exercer, direta ou indiretamente, direitos de voto que em concreto lhe permitam exercer influência dominante sobre a sociedade visada", explica a CMVM em comunicado.
Relacionada
Gérard Lopez, através da sociedade Jogo Bonito SARL, detém (direta e indiretamente) desde 27 de julho mais de 50% do capital da Boavista SAD, segundo apurou a CMVM, sendo que é a passagem deste limiar que obriga ao lançamento da oferta. A 30 de agosto, a CMVM determinou que o empresário espanhol Gérard Lopez teria de lançar uma OPA obrigatória sobre a Boavista SAD.
No entanto, esta oferta nunca foi concretizada. "À presente data encontram-se decorridos mais de 5 meses sem que o correspondente pedido de registo de OPA tenha sido apresentado à CMVM, persistindo, portanto, desde aquela data, a situação de incumprimento do dever de lançamento de oferta pública de aquisição", refere o supervisor.O atraso justifica que a inibição de voto com a totalidade dos direitos e ao pagamento de dividendos durante cinco anos ou até que seja lançada a OPA. Em caso de incumprimento desta inibição, serão inválidas e anuláveis as deliberações dos sócios que, sem os votos inibidos, não teriam sido aprovadas.
"A CMVM tem vindo a diligenciar reiteradamente junto da Jogo Bonito e de Gérard Lopez para que estes promovam, no mais curto espaço de tempo, o cumprimento do dever até ao momento incumprido, tendo determinado o prazo de 15 dias úteis para instrução do processo, juntando para o efeito o pedido de registo de OPA e os elementos" atualmente em falta", afirma, acrescentando que "a CMVM continuará igualmente a promover as necessárias diligências no contexto do procedimento de participação qualificada não transparente."
Direção afirma que foi dado "um passo determinante" para preservar atividade do histórico emblema
Documento ao qual Record teve acesso revela elementos da massa insolvente a serem incluídos no processo
Na sequência do pedido de encerramento da administradora judicial
Direção garante que vai adotar" todas as medidas ao seu alcance para garantir o funcionamento regular" do clube
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos