Transferência de 2,5M€ de Gerard López não chegou a tempo do prazo-limite
            O Boavista está fora da 2ª Liga em 2025/26. O emblema axadrezado não conseguiu saldar as contas no prazo estipulado e, mesmo com praticamente todos os pressupostos cumpridos, não irá conseguir inscrever-se nas competições profissionais.
Fary Faye adiantou aos jornalistas que estava a preparar a próxima época e tinha, neste sentido, reforços e renovações prontas para oficializar na próxima semana. Note-se que Gerard López tinha realizado uma transferência de 2,5 milhões de euros na passada segunda-feira, mas o montante não iria ficar disponível para os axadrezados até quinta-feira.
"Peço-vos desculpa, porque isto é algo que nos apanhou de surpresa, nenhum de nós estava à espera. Mas às vezes é preciso dizer a verdade", admitiu o presidente da SAD boavisteira, visivelmente desiludido com o desfecho e entre chamadas.
E prosseguiu. "Tudo o que era preciso fazer tentámos, os pressupostos e os papéis. Não tivemos o dinheiro para pagar, até agora, ainda não chegou. Isto é uma casa de 120 anos. Tentámos cumprir com todos, no final da época estava tudo em dia, porque eu amo o Boavista", referiu, salientando que toda a preparação da nova temporada estava a ser feita com o intuito de disputar a 2ª Liga, incluindo a formação do plantel: "Estava hoje a tratar dos jogadores e para os inscrever. Reuni-me com pessoas de França para tentar trazer jogadores e, oficiosamente, já se tinham contratado quatro jogadores para a 2ª Liga. Estávamos à espera de os apresentar na próxima semana. Foi uma das piores surpresas para nós. O dinheiro chegará apenas amanhã ou depois. Não sei o que acontecerá no futuro. Quero que este clube recupere o respeito e a credibilidade, é um clube grande.
"Impacto? Tem impacto nas transferências de jogadores, dinheiros que tínhamos a receber, a negociação de direitos televisivos... Há muitas coisas que nos podiam ajudar e não o trataram. Assim, vai ser complicado", disse Fary Faye, reiterando que ficaram dossiês por fechar: "Já tínhamos jogadores apalavrados, iam ser apresentados cá. Estava a trabalhar para isso. Muda completamente de figura assim. Temos que falar com o Gérard, como vai ser com a SAD. Mas temos a consciência tranquila."
O acionista maioritário[Gerard López] investiu mais de 40 milhões de euros na SAD desde 2020.
Administrador da SAD do Boavista
Presente na reunião com os jornalistas e Fary Faye, o administrador da SAD axadrezada, Carmelo Fraile, explicou a importância de Gerard López na vida diária do Boavista. "O acionista maioritário investiu mais de 40 milhões de euros na SAD do clube desde 2020. O futuro ninguém o sabe", adiantou, salientando as questões financeiras: "Todos os anos há um processo de inscrição e há que cumprir os requisitos. Este ano chegámos a um acordo com a Segurança Social e a Autoridade Tributária. Cumprimos com todos os compromissos com os provedores."
Neste sentido, o administrador financeiro foi fraturante sobre a condição monetária do Boavista. "Esta SAD tem cancro terminal, assim entendem todos. Uma dívida de 156 milhões de euros, dos quais 56 são garantidos, porque a dívida do clube passou para a SAD, como a dívida do estádio. O PER é público. Em novembro apresentámo-lo", afirmou Carmelo Fraile, indicando a transferência falhada de Bozenik para o Real Salt Lake, em abril, como um rombo nas condições financeiras do clube: "Havia a possibilidade de vender o Bozenik que devíamos ter concretizado. Para, assim, termos o certificado na Segurança Social. Não vou dizer o que aconteceu, foi uma questão legal, se tivessemos vendido o Bozenik conseguiamos pagar e inscrever-nos. Economicamente tínhamos que o vender e não o fizemos. A transferência não chegou a tempo, não pagámos à Autoridade Tributária e não conseguimos inscrever."
Oliveirense sai beneficiada
A Oliveirense vai ser o clube beneficiado desta falha na inscrição do Boavista na 2ª Liga. O emblema de Oliveira de Azeméis terminou em 17º lugar na Liga Meu Super na temporada transata e foi despromovida, mas tudo indica que irá chegar ao 2º escalão novamente.
Fonte ligada ao clube revelou, a Record, que aguardam com atenção os processos de inscrição e esperará por uma reação oficial das competições profissionais: "A UD Oliveirense mantém-se atenta ao processo de licenciamento de todos os clubes e aguarda os comunicados oficiais da Liga Portugal."
Administração axadrezada garante manter-se empenhada na resolução dos impedimentos
Não resolução dos 'transfer bans' comprometeu o projeto desportivo
Equipa do clube axadrezado tinha um processo disciplinar em curso após ter falhado três jogos
Depois da morte de Mário João, panteras choram por mais uma perda
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências