Encontro está marcado para domingo, às 17h00
A Boavista SAD vai estrear-se no escalão principal da Associação de Futebol do Porto no domingo, ao visitar o Nogueirense, na quarta jornada, após o adiamento dos três primeiros jogos, disse hoje à Lusa fonte do organismo.
Mais de quatro meses depois da descida à II Liga, que antecedeu a queda administrativa nos distritais, os 'axadrezados' voltarão a competir oficialmente, num encontro frente ao quarto colocado da prova, a partir das 17:00, no Estádio Municipal de Nogueira da Maia.
A equipa orientada por Jorge Couto, antigo futebolista, treinador-adjunto e diretor-geral boavisteiro, que sucedeu ao anglo-escocês Stuart Baxter, deveria ter iniciado a época 2025/26 no fim de semana de 06 e 07 de setembro, mas teve as três primeiras rondas adiadas.
As receções ao Foz e ao Lixa vão decorrer em 12 e 26 de novembro, respetivamente, e a visita ao Aliados Lordelo em 15 de outubro, cenário que proporcionará a estreia diante do Nogueirense, numa altura em que a SAD presidida pelo senegalês Fary Faye enfrenta cinco impedimentos de inscrição de novos jogadores junto da FIFA, devido a dívidas.
A Boavista SAD continua a tentar desbloquear essas restrições - uma incide sobre três períodos de inscrição e quatro têm duração ilimitada -, que já tinham vigorado em anos anteriores e reapareceram entre março e agosto, mas vai defrontar o Nogueirense com antigos e atuais atletas da respetiva equipa de sub-19, da II Divisão nacional do escalão.
As 'panteras' oficializaram a chegada de 10 reforços em agosto, incluindo o avançado internacional angolano Mateus, de 41 anos, que jogava há duas épocas no Maia Lidador e teve duas experiências ao serviço do conjunto do Bessa, em 2007/08 e de 2017 a 2020.
Dos futebolistas da época passada que chegaram a competir na I Liga transitaram apenas o defesa esquerdo Tomás Silva e o avançado Tiago Machado, ambos formados no clube.
Enquanto a utilização do Estádio do Bessa estiver impedida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Boavista SAD deverá realizar as suas partidas como anfitrião no Parque Desportivo de Ramalde, palco alternativo indicado à AF Porto.
Detentor de 10% do capital social dessa sociedade, o emblema presidido por Rui Garrido Pereira também está impedido de registar novos atletas, por ser solidário com as dívidas da SAD, e ainda não debutou no quarto e último escalão distrital em 2025/26, abdicando de participar na Taça da AF Porto para se concentrar no objetivo da subida de divisão.
Uma vez que as partidas das duas primeiras jornadas da Série 5 já foram remarcadas, o calendário 'axadrezado' passou a ter início previsto para 05 de outubro, com a visita ao Panteras Negras FC, fundado em julho por adeptos contestatários da atual direção e cuja designação faz referência à claque e ao nome original do Boavista, num encontro que se realiza no Parque Desportivo de Ramalde, situado a cerca de 2,5 quilómetros do Bessa.
O Panteras Negras FC empatou fora com o Águias de Gaia na estreia (1-1) e folgou na segunda jornada, visitando o Frende no domingo, na primeira ronda da Taça da AF Porto.
A Boavista SAD deveria disputar a II Liga em 2025/26, mas não conseguiu inscrever-se nas provas organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e, mais tarde, também viu negado o licenciamento para participar na Liga 3, tutelada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sendo relegada para os escalões distritais da AF Porto.
A ausência de pressupostos financeiros sustentou esse desfecho e levou o clube a criar uma equipa sénior independente da SAD, cujo direito de apresentar um plano de recuperação foi aprovado por maioria pelos credores, que votaram por unanimidade a continuidade da atividade 'axadrezada'.
A liquidação do clube também foi ratificada em assembleia de credores, ao rejeitarem o adiamento por 30 dias da votação do plano de recuperação da direção de Rui Garrido Pereira, que já recorreu dessa deliberação.
Despromovido à II Liga em maio, após fechar a edição 2024/25 da I Liga no 18.º e último lugar, com 24 pontos, o Boavista concluiu um trajeto de 11 épocas consecutivas no escalão principal, sendo um dos cinco campeões nacionais da história, face ao título conquistado em 2000/01.
Documento ao qual Record teve acesso revela elementos da massa insolvente a serem incluídos no processo
Na sequência do pedido de encerramento da administradora judicial
Direção garante que vai adotar" todas as medidas ao seu alcance para garantir o funcionamento regular" do clube
Face ao aumento de dívida e indo ao encontro da vontade dos credores
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Glen De Boeck tinha 54 anos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado do Toluca brilha no México