Continua a jogar futebol aos 47 anos e atira: «Vou bater o recorde de Miura»

Filipe "Fininho" Alves mostra desejo de superar japonês que, aos 55 anos, ainda atua na quarta divisão nipónica

Aos 47 anos, Filipe "Fininho" Alves ainda corre atrás da bola... e do sonho de "bater o recorde de Miura", jogador japonês que aos 55 anos ainda joga na quarta divisão nipónica.

O médio-defensivo que é um dos pilares do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Ponterrolense (GDRC Ponterrolense), formação do Oeste que milita na Série 1 da terceira divisão distrital da associação de futebol de Lisboa, está prestes a completar 40 anos de ligação ao futebol. Desde que, aos oito anos de idade, começou a jogar no clube da sua terra, o Centro Social Desportivo Cultural Pedra, nunca mais parou...

Nem mesmo a pandemia conseguiu pôr um ponto final na carreira de "Fininho", nome de guerra no futebol devido à sua fisionomia: alto e magro. "A paixão é igual ou maior ainda do que a que tinha no dia em que me tornei jogador pela primeira vez", partilha.

Foi precisamente no concelho de Torres Vedras, donde é natural, que fez grande parte da sua carreira, onde se destaca a participação na antiga terceira divisão nacional na temporada de 1999/2000 ao serviço do GDRC Ponterrolense. 

Nos campeonatos nacionais representou, também, o Sporting Clube Lourinhanense e o Atlético Clube da Malveira. Foi ao serviço do clube das Seixas, a 17 de outubro de 2010, que viveu o ponto alto da sua carreira "numa eliminatória da taça de Portugal no D. Afonso Henriques, em Guimarães, frente ao Vitória", referente à edição de 2010/2011 da prova rainha do futebol português.

À margem do futebol amador, Filipe Alves começou por ser diretor de obra na empresa do pai. Com a crise da construção passou para estafeta e atualmente é gestor de frota numa firma em Torres Vedras.

Por Duarte Gomes
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Coluna Distrital Notícias
Notícias Mais Vistas