Incidentes entre adeptos do Delães e do Ronfe escalaram e acabaram em confrontos em café de Guimarães

Campeonatos da Associação de Futebol de Braga conheceram novos episódios de violência no passado fim-de-semana

Seguir Autor:

A carregar o vídeo ...
Imagens de videovigilância captam confrontos em café de Guimarães após jogo da distrital

Os campeonatos da Associação de Futebol de Braga conheceram novos episódios de violência no passado fim-de-semana. O caso envolveu adeptos do Desportivo de Ronfe e outros associados ao Delães, dois clubes que militam na 1ª Divisão.

O primeiro incidente entre adeptos dos dois clubes aconteceu no dia 10, em Guimarães, depois do triunfo do Desportivo de Ronfe frente ao Delães, por 4-0, na 11ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Braga. Na altura, segundo relatos recolhidos, um adepto do Delães que se deslocou a Ronfe ficou sem o telemóvel depois de se terem registado agressões. O caso escalou na noite do passado sábado. Um grupo de adeptos, associados ao Delães, deslocou-se a Ronfe, concretamente ao café Bom Amigo, onde tradicionalmente se juntam os adeptos do clube vimaranense. Depois de uma curta troca de palavras, partiram para agressões que deixaram um rasto de destruição no local. O proprietário, no entanto, não apresentou queixa na GNR. Aquela força militar esteve no local e identificou 14 adeptos, que negaram ter estado envolvidos na rixa.

O clube vimaranense pronunciou-se sobre os incidentes em comunicado. Na tarde desta terça-feira, a direção do Desportivo de Ronfe condenou “de forma inequívoca qualquer ato de violência, agressão ou comportamento inadequado, reafirmando que este tipo de atitudes nada tem a ver com o futebol nem com os valores que o clube defende e promove desde a sua fundação. O desporto deve ser um espaço de respeito, convivência e fair play, onde todos possam apoiar as suas equipas em segurança.”

Rejeitando “qualquer associação à violência”, o Desportivo de Ronfe entende que os acontecimentos agora divulgados “constituem um episódio lamentável e isolado, que não reflete a identidade, os princípios nem a conduta do Desportivo de Ronfe, dos seus dirigentes, atletas ou adeptos.” Na sequência dos incidentes, decidiu que “serão reforçadas as medidas de segurança nos próximos jogos, em articulação com as entidades competentes, de forma a garantir condições adequadas para que todos os adeptos possam usufruir do espetáculo desportivo com tranquilidade e segurança.”

Já o Delães defendeu, nas redes sociais, que os incidentes revelados em vídeo “não envolvem adeptos, atletas, dirigentes ou qualquer outro elemento associado ao nosso clube.” “Trata-se de conteúdos falsamente associados ao CRP Delães, que em nada refletem a realidade dos factos ocorridos”, sublinham os famalicenses.

Na mesma nota, o Delães “repudia qualquer tipo de violência, comportamento inadequado ou atentado ao espírito desportivo, valores esses que sempre nortearam a sua atuação ao longo da sua história.”

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Coluna Distrital Notícias
Notícias Mais Vistas