Ribatejanos voltam a atuar no velhinho Campo do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira
Vila Franca de Xira vai voltar a ter futebol sénior no Campo do Cevadeiro na temporada 2023/24. Depois da venda por parte da União Desportiva Vilafranquense dos 10% restantes da sociedade à empresa detida por Rubens Takano Parreira, a agora renomeada AVS SAD partiu para a Vila das Aves e encontrou outro lugar para manter ativa a equipa profissional na 2.ª Liga. Em terras ribatejanas, o Vilafranquense, com o futebol agora a ser gerido pelo clube, recomeça a vida na 3.ª divisão da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), onde já não figurava desde o início da década passada.
A base do plantel que não tem qualquer jogador a transitar da equipa que ainda em junho atuava no segundo escalão profissional, sendo que é completamente assente em futebolistas que passaram pela formação do Vilafranquense. A juventude é outra das marcas da nova equipa: o jogador mais velho tem 26 anos.
Luís Costa, ex-Benavente, é o treinador designado para o reinício à Beira-Tejo da União Desportiva Vilafranquense. O técnico português, de 41 anos, será acompanhado pelos adjuntos Ricardo Teles e Tiago Carvalho, assim como pelo treinador de guarda-redes Carlos Fialho. O diretor para o futebol é Fernando Santos 'Fanã' e Marco Talhadas assume funções como Team-Manager da equipa.
A competição oficial arrancará em setembro e o primeiro encontro de preparação já tem data marcada. No campo do Cevadeiro, os unionistas medem forças com o Murteirense, a 19 de agosto, a partir das 17 horas. A 26 de agosto (10h30), segue-se o vizinho Vialonga na lista de oponentes na pré-época, fora de portas. Já marcados estão também os encontros particulares com o Glória do Ribatejo e o Samora Correia, a 2 e 3 de setembro, respetivamente. De regresso está também o Torneio Cláudio Lopes, que visa homenagear uma figura do passado recente do clube. A prova terá lugar no Campo do Cevadeiro, a 9 e 10 de setembro.
Consulte o plantel completo:
Guarda-redes: Fanã (ex-júnior) e Léo Loureiro (sem clube).
Defesas: Daniel Coelho (ex-júnior), André Ramos (ex-Juventude da Castanheira), José Guerreiro (ex-Bucelenses), Brázia (sem clube), Luís Mendes (ex-Carregado), Vicente (ex-júnior), Diogo Proença (ex-Spring Hill Badgers), Diogo Cachapa (ex-AREPA) e Tiago Martins (ex-Samora Correia).
Médios: Chumbinho (ex-Juventude da Castanheira), Rodrigo Pereira (ex-Atlético), Rodrigo Catarino (ex-Samora Correia), Francisco Gonçalves (ex-Oriental), Martim Dinis (sem clube) e Pedro Martins (ex-Carregado).
Avançados: Rodrigo Luz (ex-Samora Correia), João Ramos (sem clube), Eduany (ex-Murteirense), Miguel Coelho (ex-Carregado), Francisco Djau (ex-júnior) e Rodrigo Pinto (ex-Juventude da Castanheira).
Treinador: Luís Costa
Conselho de Disciplina da associação terá de se pronunciar
Emblema de Vila Franca de Xira tem sido gerido por sucessivas comissões administrativas
Presidente do Barreirense esclareceu os acontecimentos que interromperam a partida diante do Alfarim
Antigo jogador do Sporting e do P. Ferreira estreia-se como treinador no clube da terra onde nasceu
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida