Vilafranquense vai voltar a ter órgãos sociais eleitos pela primeira vez em 14 anos

Emblema de Vila Franca de Xira tem sido gerido por sucessivas comissões administrativas

 Lista aos órgãos sociais foi entregue formalmente a 1 de outubro ao Presidente da Mesa da Assembleia-Geral.
Lista aos órgãos sociais foi entregue formalmente a 1 de outubro ao Presidente da Mesa da Assembleia-Geral.

A União Desportiva Vilafranquense irá eleger, pela primeira vez em mais de 14 anos, órgãos sociais do clube fundado em 1957 e nascido da fusão de outros quatro emblemas locais. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral em exercício, Rui Carvalho, vai agendar para o próximo dia 1 de novembro a Assembleia Geral Eleitoral Extraordinária.

Joaquim Pedrosa foi o último presidente eleito pelo clube de Vila Franca de Xira, tendo exercido funções até ao fim do mandato que findou em 2011. Sucederam-se 14 anos consecutivos em que os unionistas foram geridos por uma Comissão Administrativa, primeiro encabeçada por Francisco Beirolas até 2018 e, depois disso e até à data, por Márcio Oliveira.

A marcação de eleições pelo emblema com mais de 2.000 sócios ativos prende-se com a apresentação de uma lista aos órgãos sociais, com Luís Ferreira Luz a encabeçar a mesma para a Direção do clube que vive há muito um momento complicado. A dívida à Segurança Social e à Autoridade Tributária supera o 1 milhão de euros com o Vilafranquense a sobreviver com grandes dificuldades na última década e meia para manter a atividade desportiva.

“O plano de ação para a União Desportiva Vilafranquense visa: renegociação e viabilidade financeira; sustentabilidade das secções desportivas; e recuperação das estruturas físicas; Estas medidas são essenciais para que o clube recupere a sua vitalidade desportiva, garanta conforto aos praticantes, encarregados de educação e sócios, e mantenha-se relevante na comunidade local. Este plano de ação reforça o compromisso com uma gestão transparente, equilibrada e orientada ao futuro, sendo o envolvimento dos associados fundamental na sua execução bem-sucedida”, sustentou David Inácio, porta-voz da nova lista que irá a votos para eleger os novos órgãos sociais.

O futebol, o basquetebol, a vela, o basquetebol, o hóquei em patins, a patinagem artística e o futsal são as modalidades em atividade.

Entre 2013 e 2023, a União Desportiva Vilafranquense viu o futebol sénior gerido por uma sociedade anónima desportiva, atingindo de forma inédita 2ª Liga profissional, onde se manteve entre 2019 e 2023. Com a venda à empresa Números Mouriscos, Lda por parte do clube dos 10% que detinha ainda em sua posse, a equipa que manteve essa licença passou a atuar em Santo Tirso com o nome AVS SAD. Já o Vilafranquense voltou ao futebol amador e ao Campo do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira ao invés de Rio Maior, começando na 3ª Divisão distrital da AF Lisboa onde figura na presente temporada.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Coluna Distrital
Notícias
Notícias Mais Vistas