António Costa abordou polémica sobre a nova legislação para o combate à violência no desporto
António Costa sublinhou no Canal 11 que é necessário que todos os clubes cumpram a lei no que diz respeito ao combate à violência no desporto. O primeiro-ministro disse mesmo estar à vontade para falar no caso do Benfica, que deve adaptar os seus grupos de adeptos.
De acordo com as recentes palavras de Bruno Lage
"Revejo-me totalmente. A violência no desporto é a negação do espírito desportivo e é algo que deve ser erradicado. Demos um passo importante com a criação da Autoridade Nacional para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, com as campanhas públicas que temos vindo a fazer e com a legislação que a Assembleia da República agora aprovou e espero que haja uma melhor consciencialização."
Benfica diz ser anticonstitucional
"A legislação foi feita precisamente para que clubes como o Benfica passassem a adequar os seus grupos de adeptos àquilo que efetivamente são claques. Como sabem, falo à vontade sobre essa matéria, é conhecida a minha preferência clubística. Os clubes têm de ser todos iguais e tem de haver uma legislação que seja igual para todos. Havia lacunas, zonas cinzentas. O objetivo da legislação foi clarificar que essas regras têm de ser cumpridas por todos e acho que é saudável que todos o façam."
Será suficiente?
"As leis não mudam o comportamento. O que muda o comportamento é cultura, que tem de imperar. Nós nunca cometemos um homicídio não é por a lei o proibir, é porque humanamente e eticamente é inaceitável. Todos têm de dar o exemplo."
Avançado do V. Guimarães esteve em destaque no triunfo do V. Guimarães sobre o AVS, por 4-0
Vimaranenses vencem confortavelmente após primeira parte de luxo
Leões deslocam-se ao D. Afonso Henriques a 23 de dezembro
Encarnados defrontam Nacional este sábado, às 18h00
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada