Homenagens prosseguiram esta sexta-feira, em Gondomar, onde milhares estiveram presentes nas cerimónias fúnebres
Endo, Kelleher, Milner, Van Dijk, Curtis Jones, Henderson, Andy Robertson, Chiesa, Elliott, Mac Allister, Connor Bradley e Arne Slot acabaram de chegar a São Cosme para homenagear Diogo Jota e o irmão André Silva. Gravenberch estará amanhã no funeral, tal como o plantel.
Está agendado um voo privado de Orlando para o Porto, com chegada prevista a Portugal amanhã de manhã, o que pode indiciar que João Cancelo e Rúben Neves poderão vir a estar presentes no funeral de Diogo Jota e do irmão André Silva, marcado para amanhã às 10h, em Gondomar. Nesta altura, a dupla do Al Hilal está a jogar contra o Fluminense, nos quartos de final do Mundial de Clubes, precisamente nessa cidade dos EUA... O voo parte às 19h de Orlando, ou seja, à meia-noite de Portugal Continental. Nesta altura, faltam duas horas e 15 minutos para a partida...
Em baixo pode ver a reação de Cancelo e Neves, em lágrimas durante o minuto de silêncio antes do jogo de hoje.
Chegam agora a Gondomar mais dois internacionais portugueses, no caso Danilo Pereira e Bruno Fernandes.
O ponta-de-lança do Liverpool, Darwin Núñez, chegou agora a São Cosme para prestar a devida homenagem a Diogo Jota, seu colega no emblema inglês.
Dois antigos colegas de Diogo Jota no P. Ferreira já chegaram para prestar a devida homenagem
Tiago, antigo jogador do Atlético de Madrid e Benfica, assim como Hélder Postiga, ex-Sporting e FC Porto, estão a chegar às imediações para prestar homenagens a Diogo Jota e André Silva.
Rui Jorge, que treinou Diogo Jota nos sub-21 da Seleção Nacional, e André Horta já chegaram à Capela para prestar a devida homenagem.
Rúben Neves e João Cancelo mostraram-se bastante emocionados antes do apito inicial do Fluminense- Al Hilal, para os quartos-de-final do Mundial de Clubes. A dupla de internacionais era bastante próxima de Diogo Jota, seu colega de equipa na seleção nacional.
As porta da Capela da Reissurreição acabam de fechar para o público em geral, mantendo-se apenas abertas para família, amigos próximos e pessoas excecionais que queiram prestar homenagem. Note-se que Fabinho e Thiago Alcântara, por exemplo, só abandonaram o recinto depois desta hora.
Devem ainda chegar outras figuras notáveis ao local, incluindo o presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, ou o presidente do Sp. Braga, António Salvador, que já se encontra a caminho, sabe Record.
Marco Caneira, antigo jogador do Sporting e ex-internacional português, já se encontra na Capela para prestar homenagens. Caneira acaba de abandonar também a sede da Liga Portugal, em Ramalde, precisamente o local onde decorre o sorteio do calendário da edição 2025/26 dos campeonatos profissionais.
O antigo presidente da FPF e atual líder do Comité Olímpico Português (COP), Fernando Gomes, acaba de chegar ao recinto. Deverá ser dos últimos a prestar homenagens, antes das portas para o público geral encerrar.
Bernardo Silva, jogador do Manchester City e internacional português, chegou agora a São Cosme para prestar homenagem. Note-se que os citizens (e o próprio Bernardo Silva) publicaram uma foto do próprio extremo de braço à volta de Diogo Jota.
Um indivíduo caiu desamparado junto à Capela da Reissurreição e motivou alguma preocupação pelas pessoas no recinto. Foi chamada uma ambulância para o local por precaução.
O velório da dupla de atletas encerra, para o público em geral, por volta das 19h30. Note-se que o funeral de Diogo Jota e André Silva será pelas 10 horas deste sábado
A comitiva do Penafiel, liderada pelo capitão João Miguel e pelo presidente do clube, José António Reis, chegou agora à Capela da Reissurreição com uma majestosa coroa de flores com as cores durienses. André Silva era um dos jogadores mais destacados da formação que milita na 2ª Liga.
O antigo jogador de futebol Jorge Silva, pai de Fábio Silva e que terminou a carreira no Gondomar, já chegou à Capela da Reissurreição. Com ele, chega também o irmão do avançado e homónimo, Jorge Silva, defesa-central do Tirsense.
O presidente da AF Porto, José Neves, lamentou a morte de Diogo Jota e André Silva à saída da Capela da Ressurreição, hoje de tarde.
“Nesta altura, tenho as palavras embargadas. Eu falei com o Diogo na inauguração da Academia do Gondomar. Recebi, recentemente, uma chamada do Diogo a querer visitar a Academia da AF Porto, íamos fazer isso. É uma tragédia para todos nós. Uma tragédia inesperada e estamos todos de luto. A família, o futebol português e a população em geral. Estes acidentes são sempre uma tragédia", frisou o dirigente, salientando que "o futuro nunca é aquilo que nós pensamos que venha a ser. Neste caso, é uma tragédia total.”
“Homenagens? Falava com o presidente do FC Porto, nós vamos inaugurar o primeiro campo da AF Porto no dia 13 de setembro e, provavelmente, tomaremos uma decisão sobre tudo isto. Não tenho palavras", pontuou ainda José Neves.
Fabinho e Thiago Alcântara, dois médios brasileiros que coincidiram com Diogo Jota no Liverpool, também já estão na Capela da Ressurreição em S. Cosme, Gondomar.
Uma comitiva do Liverpool chegou em peso à Capela da Ressurrreição, Billy Hogan, CEO dos ingleses, é seguido do dono Michael Edwards e do diretor desportivo, Richard Hughes, assim como restantes elementos dos reds. Note-se que Edwards e Hughes foram os primeiros a manifestar uma posição do Liverpool após a notícia da morte de Diogo Jota e André Silva
Jorge Gabriel, apresentador de televisão e antigo treinador do Arouca está na fila de pessoas à espera para prestar homenagens a Diogo Jota e André Silva
O internacional português e antigo ponta-de-lança do FC Porto André Silva já se encontra no local para prestar as devidas homenagens. O jogador coincidiu com Diogo Jota no plantel principal dos azuis e brancos em 2016/17.
Diogo Dalot chegou com um ramo de flores para prestar homenagem ao colega da seleção nacional e amigo Diogo Jota. O jogador do Manchester United já se encontra na Capela da Ressurreição.
André Villas-Boas acaba de abandonar a Capela da Ressurreição, mas antes prestou algumas declarações aos jornalistas presentes. O presidente do FC Porto revelou que, neste momento que "desmoronou a família", deixou a devida homenagem junto dos entes queridos.
"Fizemos intenção de deixar aqui os dois cartões de sócio. E, permitindo que eu o tenha feito, como presidente da direção, o Diogo não era sócio e tornou-se hoje. No caso do André, recuperámos as cotas e trouxemos o cartão para homenagear a família. É um momento terrível para todos. Condolências para todos, aos companheiros do Liverpool, do Wolverhampton, do Gondomar e do P. Ferrreira. E do Penafiel, que também perderam um grande companheiro. É trágico e merece um momento de reflexão", frisou o líder dos azuis e brancos.
“Passaram pelo FC Porto e vimos prestar as devidas condolências. Temos o Diogo com esta história nos séniores, mas temos o André Silva com grande história nas camadas jovens, desde os infantis até aos sub-19, e é assim acarinhado pelas equipas técnicas. Resta carregar as boas memórias, por tudo o que o Diogo representa não só dentro de campo como fora. Vai ser bem recordado como o seu irmão. É uma dor insuportável", disse ainda o presidente dos dragões.
Sandra Madureira, que foi prestar homenagens há pouco a Diogo Jota e André Silva, deixa agora a Capela da Ressurreição. A mulher de Fernando Madureira esteve no local durante cerca de 30 minutos.
Pedro Proença, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, prestou declarações no local.
“É um momento muito triste para o futebol português, mas a força do futebol e do Diogo, assim como de toda a sua família, junta toda a comunidade futebolística. Era uma figura muito acima da portucalidade e do que esta representa. Temos sentido essa força, temos de saber respeitar o momento da família. É uma família que fica ancorada por este acidente, pedia respeito. O futebol está verdadeiramente de luto, o Diogo era um ícone. O futebol português tem de saber respeitar a dor da família.”
O velório, recorde-se, abre ao público pelas 16 horas e a fila que se encontra em frente à Capela da Ressurreição, em S. Cosme, está a ficar repleta de gente para prestar homenagens aos dois atletas.
O Major Valentim Loureiro, figura notável do Boavista e antigo presidente do clube, assim como ex-líder da Câmara Municipal de Gondomar, chegou agora mesmo ao local, sozinho. Note-se que André Silva, irmão de Diogo Jota também falecido no incidente, chegou a representar o Boavista nas camadas jovens.
O presidente do FC Porto fez-se acompanhar por Jorge Costa, diretor de futebol profissional do clube, e António Tavares, presidente da Assembleia Geral. Noutro âmbito, Vasco Seabra, treinador do Arouca e que comandou o P. Ferreira numa altura em que lá jogava Diogo Jota
O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, já está na Capela da Ressurreição para prestar homenagens a Diogo Jota e André Silva. Também uma comitiva do Sp. Braga, notavelmente Ricardo Horta e João Moutinho, já se encontram no local.
Jorge Mendes, agente e amigo de Diogo Jota, chega à capela, ao mesmo tempo que alguns familiares dos dois atletas também se apresentam.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, já se encontra na Capela da Ressurreição, em S. Cosme. Junto ao dirigente, a secretária geral da FPF, Helena Pires e o diretor financeiro, Vasco Pinho, também acompanham a comitiva. Rui Caeiro, diretor do mesmo organismo, também já chegou ao local.
O presidente da AF Porto, José Neves, assim como presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, também já se encontram no local.
Jota Silva também marca presença para homenagear Diogo Jota e André Silva. O internacional português, que levou um ramo de flores, não quis prestar declarações à imprensa, mas mostrou-se visivelmente emocionado à chegada.
Entre as muitas pessoas que vão chegando à Capela da Ressurreição, também já ali estiveram alguns antigos companheiros de Diogo Jota na formação do Gondomar, que prestaram homenagem ao internacional português, ao irmão André Silva e mostraram todo o seu apoio à família de ambos.
Ainda antes da chegada de Marcelo Rebelo de Sousa, que deverá prestar homenagem a Diogo Jota e ao irmão pelas 16h00, o segurança da Presidência da República já deixou, no interior da Capela da Ressurreição, uma coroa de flores.
Depois de uma breve passagem pela Capela da Ressurreição, o primeiro-ministro Luís Montenegro deixa o local.
O primeiro-ministro Luís Montenegro já chegou à Capela da Ressureição.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como Luís Montenegro, o primeiro-ministro, também vão marcar presença nas cerimónias fúnebres que marcam o adeus a Diogo Jota e André Silva.
O velório de Diogo Jota e do irmão, que na madrugada desta quinta-feira perderam a vida num acidente de viação em Espanha, realiza-se hoje, a partir das 10 horas, na Capela da Ressurreição, em Gondomar. Numa fase inicial, as cerimónias fúnebres serão, naturalmente, reservadas à família, mas espera-se que alguns fãs e adeptos se dirijam ao local para prestar, igualmente, homenagem aos dois jogadores ao longo do dia.
O funeral está agendado para amanhã, às 10 horas, no cemitério de Gondomar.
Apenas o FC Porto tem taxa de eficácia superior
Candidato à presidência do Benfica reage às recentes notícias sobre as empresas em que esteve envolvido
Médio chegou aos seis golos na época e tem os 12 como meta
Médio não joga desde 28 de agosto
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos