Tribunal administrativo anulou despromoção do Gil Vicente. E agora?
O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa anulou a decisão de despromover na secretaria o Gil Vicente, tomada no final da temporada 2005/06, pela Comissão Disciplinar da Liga e confirmada pelo Conselho de Justiça da FPF. Record explica-lhe o que está em causa.
- Como surgiu o caso Mateus?
- O jogador angolano Mateus foi contratado pelo Gil Vicente em janeiro de 2006 ao Lixa. Foi registado na Liga, mas o diretor executivo da altura, Cunha Leal, anulou a inscrição, alegando que era um futebolista amador e que não podia ter sido registado como profissional. O Gil Vicente recorreu aos tribunais civis para conseguir que o avançado continuasse a ser utilizado e, no final da temporada, o Belenenses, que tinha sido despromovido, apresentou queixa contra o emblema de Barcelos. A Comissão Disciplinar decidiu despromover o Gil Vicente, numa decisão depois confirmada pelo Conselho de Justiça (CJ) da FPF. Dez anos depois, o Tribunal Administrativo de Lisboa considera "nulo" o acto do CJ.
- Quer isto dizer que a Liga 2016/17 será alargada para integrar o Gil Vicente?
- Não. A FPF e a Liga ainda podem recorrer para o Tribunal Central Administrativo e, caso esta decisão não seja confirmada na totalidade, ainda há margem de recurso para o Supremo Tribunal Administrativo. Todo este processo pode demorar mais alguns anos e só quando o proecsso tiver transitado em julgado é que a integração do Gil Vicente poderá acontecer. Além disso, a alteração do número de clubes das provas profissionais implica a mudança do contrato vigente neste momento entre a FPF e a Liga. E o próprio organismo liderado por Pedro Proença não tem interesse em aumentar o número de clubes além dos atuais 18 - aliás, a tendência para os próximos anos até será reduzir.
- O Belenenses pode agora ser despromovido, visto que se salvou com base numa decisão agora considerada nula?
- Em princípio não, pois o campeonato de 2005/06 está homologado, assim como os seguintes.
- O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) pode intervir neste caso?
- Não. O TAD foi criado em 2013, muito depois dos acontecimentos que desencadearam o caso Mateus. Logo, todo o imbróglio terá de ser decidido à luz do sistema judicial aplicável na altura.
- O Gil Vicente terá direito a uma indemnização?
- Se lhe for dada razão em última instância, sim. O clube de Barcelos pede 20 milhões de euros e a verdade é que a própria FPF tem feito provisões para o caso de ser condenada a pagar alguma compensação.
Com Trincão recuperado e certo no onze, o Sporting deve apresentar algumas alterações
Marcelo e Maracás regressam frente ao Benfica
Vitorianos ficam com a maior fatia, de 4.910 euros
Capitão da Seleção Nacional fez publicação nas redes sociais
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam