Foram esta sexta-feira à tarde revelados os vencedores da 6.ª edição dos Prémios Futebol Para Todos - promovido pela FPF -, projeto de intervenção social que distribuiu 50 mil euros por instituições sem fins lucrativos.
Sporting Clube de São João de Ver, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e Fundação UNITATE foram os premiados, por esta ordem, de entre 43 projetos que apresentaram a candidatura.
Na cerimónia da entrega dos prémios, no principal auditório da Cidade do Futebol, marcaram presença o presidente da FPF, Fernando Gomes, além de Catarina Furtado, Humberto Coelho e Mónica Jorge, membros do júri do Futebol para Todos, bem como Éder, embaixador da FPF para assuntos de responsabilidade social e ainda representantes dos 10 projetos finalistas.
Fernando Gomes, em final de mandato, sublinhou a sua satisfação pelo impacto que o projeto tem tido a nível social. "Espero muito sinceramente que este programa continue para além da nossa presença porque é claramente um programa diferenciador e muito dentro daquilo que foi o objetivo traçado por esta federação relativamente à sua intervenção naquilo que nós dizemos internamente, nós somos muito mais que uma federação. A FPF não é mais do que fazer pessoas felizes", disse o presidente da FPF.
Já Mónica Jorge, diretora da FPF, realçou a dimensão da iniciativa a nível social. "É bom saber que as pessoas à volta do futebol não se importam só com o bom futebol mas com o impacto que têm nas pessoas à volta dele. A nossa responsabilidade social é terminar da melhor maneira", enalteceu.
Por sua vez, João Martins, que deu a cara pelo projeto vencedor, confessou-se surpreendido e feliz. "Dada a qualidade de todas as apresentações dos projetos que foram feitas, achámos que todas tinham grande valor e como tal foi um bocado surpreendente", partilhou no final emocionado.
O representante do Sporting Clube de São João de Ver adiantou ainda: "Com esta verba vamos conseguir dar um passo em frente para sensibilizar mais pessoas para conseguir que pessoas que tenham deficiência sensorial possam vivenciar o jogo de uma maneira mais enriquecedora".
Recorde-se, o Prémio Futebol Para Todos foi criado pela FPF, em 2018, no âmbito do programa da UEFA HatTrick FSR, tendo como intuito o envolvimento da sociedade civil em temas tão prementes como são o combate à discriminação e a promoção da inclusão social. Desde a sua criação, este prémio já apoiou 19 projetos/instituições com um total de 300 mil euros.
Treinador do Felgueiras prometeu uma equia à sua imagem diante dos encarnados
Técnico do FC Porto B considera fundamental igualar a agressividade da U. Leiria para um bom resultado
Casa Pia ainda só marcou na vitória por 2-0 em casa do AVS SAD
Siga todas as incidências do jogo da 5.ª jornada da Liga Betclic
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos