Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Início está marcado para as 09h30 desta quinta-feira
Seguir Autor:
O Conselho de Ministros desta quinta-feira vai ser totalmente dedicado a diplomas ligados ao desporto e vai realizar-se no Centro de Alto Rendimento do Jamor, na Cruz Quebrada (concelho de Oeiras).
Fonte do gabinete da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, confirmou à Lusa que a reunião semanal do Governo será desta vez temática, centrada no desporto, à semelhança do que aconteceu em maio de 2024, quando o Conselho de Ministros foi totalmente focado na área da Juventude.
O início da reunião está marcada para as 09h30 e a habitual conferência de imprensa no final irá realizar-se também no Centro de Alto Rendimento do Jamor.
Em setembro, quando se encontrou em Tóquio com alguns dos atletas que participaram no Campeonato Mundial de Atletismo no Japão, o primeiro-ministro aproveitou a oportunidade para reiterar a mensagem de que o atual Governo "é amigo do desporto".
"É um Governo que olha para a prática desportiva como um impulso ao desenvolvimento humano, que quer universalizar a prática", disse Luís Montenegro.
O primeiro-ministro assegurou que "está em execução" a promessa de alargar os equipamentos para haver mais prática desportiva, "de apoiar as federações, de apoiar o Comité Olímpico e a participação nas grandes competições".
Montenegro disse então que o plano estratégico que o Governo está a desenvolver na área do desporto é "de A a Z".
"Sabe-se que para obter determinado resultado é preciso começar lá atrás, não desistir e cumprir todas as etapas até ao momento da glória de se ver içar na bandeira portuguesa", apelou.
Em dezembro do ano passado, ainda durante o primeiro executivo PSD/CDS-PP que liderou, o Governo anunciou um investimento de 65 milhões de euros adicionais no desporto no período 2024-2028.
"Este é um programa inédito, único, um recorde olímpico no ponto de vista do investimento no desporto", disse o então ministro dos Assuntos Parlamentares, responsável pela tutela do Desporto, Pedro Duarte, que agora preside à Câmara Municipal do Porto
O Contrato-Programa para Desporto 2024-2028, então assinado na sede do Comité Olímpico de Portugal, integrava cinco medidas e 14 programas, alinhadas com os quatro objetivos do Governo para o setor: aumentar a prática desportiva, promover a igualdade de género, reduzindo a diferença entre homens e mulheres, aproximar Portugal "do que são as boas práticas europeias" e diminuir o nível de excesso de peso e obesidade.
Partida da 31.ª jornada agendada para as 20H30, no domingo
E. Amadora-FC Porto, da 31.ª jornada, agendado para as 18 horas, no domingo
Sp. Braga defronta o Santa Clara no domingo, nos Açores (18H)
Guti questionado sobre futuro do banco dos merengues
Antigo internacional colombiano estudou medicina dentária antes de ser jogador de futebol
Representou as 'Super Águias' em 10 ocasiões
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
Coman foi o herói da meia-final ao apontar hat-trick. Ronaldo e Félix foram titulares