A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) promove na quinta-feira uma ação de formação sobre o surto de Covid-19, por videoconferência, destinada a todos os clubes que participam nas competições nacionais, foi hoje anunciado.A ação de formação será dirigida pelo médico especialista em saúde pública e pós-graduado em Medicina Desportiva Romeu Mendes através de um 'link' a disponibilizar aos clubes, que poderão acompanhar a sessão em 'livestream'.
A iniciativa desenvolvida através da Portugal Football School e da Unidade de Saúde e Performance da FPF conta com o envolvimento das associações distritais e regionais e com a colaboração do Sindicato de Jogadores (SJ), Associação Nacional de Treinadores (ANTF) e Associação Portuguesa de Árbitros (APAF).
"O Sindicato, a ANTF e APAF vão distribuir por toda sua base de dados o vídeo da ação de modo a que todos os jogadores, treinadores e árbitros tenham acesso a informação credível sobre o coronavírus", refere em comunicado a FPF.
A federação refere ainda que "tem promovido junto dos seus associados e clubes todas as recomendações indicadas pela Direção Geral de Saúde para a prevenção do coronavírus".
"Além da adoção de medidas de higienização, deverão ser implementadas medidas preventivas na organização dos jogos bem como garantir os procedimentos necessários face a qualquer sinal de alerta", acrescenta.
A crescente propagação do coronavírus coincidindo com a realização da Algarve Cup já tinha levado a FPF a disponibilizar os seus meios e a montar uma operação de sensibilização e acompanhamento das seleções presentes no torneio de futebol feminino.
Desde o momento que chegaram a Portugal, as sete comitivas estrangeiras têm sido seguidas e apoiadas por elementos da Unidade de Saúde e Performance da Federação.
A FPF segue as recomendações da DGS destinadas à organização de eventos, como é o caso da Algarve Cup.
O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.100 mortos e infetou mais de 90.300 pessoas em cerca de 70 países e territórios, incluindo duas em Portugal.
Das pessoas infetadas, cerca de 48 mil recuperaram, segundo autoridades de saúde de vários países.
Além de 2.943 mortos na China, onde o surto foi detetado em dezembro, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América, San Marino e Filipinas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional de risco "muito elevado".
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou os dois primeiros casos de infeção em Portugal, um homem de 60 anos e outro de 33, internados em hospitais do Porto.
Revelação foi feita pelo presidente José Neves
Nuno Catarino mostra-se satisfeito com resultado do exercício e volta a apontar aos 500 M€ em receita
Falta de transparência quanto ao processamento do voto eletrónico e a rejeição do voto por correspondência são algumas das críticas
Líder da MAG promete divulgar oportunamente os locais das secções de voto nas eleições de 25 de outubro
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS