Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, aponta à subida no ranking até 2028
Em dia de arranque oficial da edição 2025/26 da Liga Portugal Betclic, o organismo liderado por Reinaldo Teixeira, que tutela o futebol profissional português, revelou o objetivo que guiará as suas ações futuras, em conjunto com as sociedades desportivos, restantes agentes e instituições: subir ao 6.º lugar no ranking UEFA até 2028.
"Atingir a sexta posição do Ranking UEFA terá um impacto enorme na visibilidade de equipas, treinadores, jogadores, parceiros e da própria Liga Portugal Betclic no mercado internacional e, obviamente, para o rendimento de cada sociedade desportiva", refere o presidente da Liga Presidente, dando conta da delineação de um plano ambicioso denominado 'Meta 2028' com vista à concretização desse desígnio.
Nesse âmbito, "a Liga Portugal Betclic tem de crescer como um todo, dentro e fora das quatro linhas", frisou o dirigente, explicando ser "fundamental aumentar as receitas de todas as sociedades desportivas, tornando-as mais relevantes internacionalmente". Segundo Reinaldo Teixeira, "além do processo de centralização já em curso", a Liga Portugal entende que o futebol profissional está capaz de suportar a diversificação de objetivos e a definição de metas internacionais mais ambiciosas".
O plano 'Meta 2028' incidirá, por isso, nas áreas comerciais, de bilhética e de receitas de transferência, no que diz respeito às iniciativas fora de campo, enquanto dentro das quatro linhas alguns dos aspetos identificados para melhorar a qualidade do jogo e de o tornar mais competitivo e atraente incluem a qualidade dos relvado, o aumento do tempo útil de jogo e a redução do número de faltas.
Elevar a fasquia na primeira época de um novo ciclo
Além da meta para o futuro do futebol profissional português, Reinaldo Teixeira deixou também os seus votos para a temporada que esta sexta-feira se inicia. "Começa hoje mais uma temporada, a primeira de um novo ciclo, e queremos elevar a fasquia. Deixo votos de uma excelente época a todas as Sociedades Desportivas e, em particular, aos adeptos. Contamos com o contributo de todos. O que queremos é uma temporada competitiva e memorável, repleta de emoção e espetáculo", afirmou.
Sistema multibola é novidade
Depois dos testes na final four da última edição da Allianz Cup, assim como, mais recentemente, nos playoffs de acesso à Liga Portugal Betclic e à Liga Portugal Meu Super, a reposição das bolas em 2025/26 passará a ser feita através do sistema multibola. Significa isto que serão colocadas várias bolas em pontos específicos junto às linhas laterais. Essa missão será cumprida pelos apanha-bolas, que deixarão de entregar os esféricos aos jogadores. A medida tem como objetivo melhorar a fluidez e o ritmo do jogo, de forma a aumentar o tempo útil de jogo.
Treinador deixa o Restelo e a Liga 3 para assumir a primeira experiência nos escalões profissionais
Advogado acusa listas de Noronha e Manteigas de criarem "clima de intimidação"
Acompanhe todas as incidências do encontro
Técnico lembra os golos sofridos nas fases finais das partidas
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos