Antigo defesa tinha 86 anos
Faleceu este domingo Raul Machado, antiga glória do futebol português que se notabilizou no Benfica e no Leixões. Tinha 86 anos.
Com uma carreira como futebolista que se prolongou entre 1958 e 1970, o defesa-central nascido em Matosinhos foi formado nos Bebés do Mar, chegando a vencer a única Taça de Portugal do emblema matosinhense, em 1961, ao FC Porto, em pleno Estádio das Antas (2-0).
Raul Machado transferiu-se, duas temporadas depois, para o Benfica, onde conquistou a maioria dos títulos da sua carreira, incluindo seis campeonatos e mais duas Taças de Portugal. Chegou também a estrear-se na Seleção Nacional neste periodo, em 1962, totalizando 11 internacionalizações.
Em 1969, o central voltou a casa, ao Leixões, onde terminou a carreira passado uma época, com 32 anos. Mais tarde, chegou a tentar um percurso como treinador, representando o Sp. Covilhã e o Gouveia em duas décadas distintas.
O Leixões recordou o defesa nas suas redes sociais:
"É com profunda dor e consternação que recebemos a triste notícia do falecimento de Raul Machado, uma das principais glórias do nosso clube. Bebé do Mar, Raul Machado foi o responsável por erguer a Taça de Portugal, conquistada em pleno Estádio das Antas, frente ao FC Porto (0-2). Iniciou e terminou a carreira no clube do coração, emblema em que tem o nome gravado a letras de ouro para a eternidade.
À familia enlutada, endereçamos as sentidas condolências. Para sempre um de nós. Descansa em paz, Raul Machado"
Também o Benfica emitiu uma nota:
"O Sport Lisboa e Benfica expressa sentidas condolências pela morte de Raul Machado, antigo jogador e campeão de futebol pelo Clube, falecido hoje aos 86 anos. Raul Machado ingressou no Benfica com 25 anos e conquistou 6 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 4 Taças de Honra. Ao longo das sete épocas (1962-1969) em que vestiu a camisola do Benfica, representou ainda a Seleção Nacional A por 11 vezes. O antigo defesa envergou a camisola do Glorioso em 265 jogos (206 oficiais) e apontou cinco golos.
O velório terá lugar hoje, domingo, a partir das 18h00, na Capela Mortuária da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos. O funeral será realizado amanhã, segunda-feira, a partir das 16h00, seguindo depois o cortejo fúnebre em direção ao Cemitério de Sandim. À família e amigos, o Sport Lisboa e Benfica endereça sentidos pêsames e presta solidariedade e gratidão neste momento de tristeza."
À família enlutada, Record apresenta sentidas condolências.
Treinador do Chaves elogia o homólogo do Benfica e diz ter gostado da exibição frente às águias
Treinador analisou a vitória do Benfica em Chaves, para a Taça de Portugal
Avançado grego marcou os dois golos frente ao Chaves
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida