Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Manuel Machado acredita que o campeonato só se decidirá perto do fim
Seguir Autor:
Manuel Machado, presente no Fórum da Associação Nacional de Treinadores (ANTF), que decorre em Albufeira, considera importante a vantagem do FC Porto na frente do campeonato, sem dar as contas por fechadas. “Cada jornada que passa significa menos pontos em disputa… Estão ainda 21 pontos por decidir e a diferença pontual entre o FC Porto e o Sporting e o Benfica não é definitiva. Sabemos que o futebol é riquíssimo em surpresas e não precisaremos andar muitas épocas para trás para encontrarmos grandes recuperações, sendo anuladas diferenças de sete pontos”, referiu o antigo treinador de Vitória de Guimarães e Nacional da Madeira, após participar numa das sessões de trabalho do evento.
“O FC Porto está numa situação que seguramente não quererá trocar com nenhum dos seus rivais. Quem está à frente e lidera só depende de si próprio e essa não é a realidade nem de Benfica nem de Sporting, mas que ainda está tudo aberto, está. Direi que sim, e que assim estará até bem mais à frente”, adiantou Manuel Machado.
A boa campanha dos clubes portugueses nas competições da UEFA é algo que Manuel Machado gostará de ver replicado no futuro. “Se olharmos para a realidade desta época, é motivo para estarmos felizes, devido ao excelente comportamento das nossas equipas. Mas se quisermos olhar para uma amostra mais abrangente, recuando um pouco no tempo, veremos que a realidade é outra. A campanha em curso diferencia-se pela positiva de épocas anteriores, em que temos perdido equipas de forma precoce nas competições europeias”, disse, adiantando: “Este é um momento brilhante, que espero que possa ser decalcado para o futuro, para que continuemos a melhorar o nosso ranking na UEFA. Já ganhámos várias competições europeias de clubes, é certo, mas os últimos anos mostram um decréscimo de capacidade e esta época regista-se um pico, que engrandece o nosso desporto, e espero que isso tenha reflexos nos próximos anos.”
Manuel Machado participou no Fórum ANTF num painel que contou com a presença de Nuno Espírito Santo, um velho conhecido. “Temos uma relação antiga, desde quando ele contava 16 anos e foi um prazer reencontrá-lo. Embora ele se tenha radicado na minha cidade (Guimarães), a sua carreira passou nos últimos anos pelo estrangeiro e por isso vemo-nos raramente. Foi um interessante momento de partilha, muito gratificante para mim e, espero, para todos os treinadores e em particular para os que estão a iniciar as suas carreiras”, assinalou.
Machado teceu elogios ao Fórum da ANTF e deixou um alerta à exiguidade do mercado dos treinadores. “Há uma palavra que define este encontro: pujança. E falo não apenas no domínio restrito dos treinadores, mas do futebol português, da nossa apetência por este jogo, no qual temos muito talento, desde logo ao nível dos praticantes, e muita vontade de crescer e aprender. Por outro lado, estão reunidos neste evento mais de mil treinadores e temos de ter noção do nosso mercado: somos um país pequeno e nesta área, como em tantas outras, produzimos muito mais do que aquilo que o mercado pode absorver, o que leva a que muita desta gente, para procurar trabalho, tenha de explorar oportunidades no estrangeiro, em todos os continentes. Formamos muitos, formamos bem, mas não temos mercado para tanta gente.”
Equipa principal dos flavienses participou numa sessão de esclarecimento em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança
Manuel Machado acredita que o campeonato só se decidirá perto do fim
Recuperação do jovem dragão avança
Treinador do West Ham marcou presença, esta segunda-feira, no primeiro dia do Fórum ANTF 2026, em Albufeira
Federação romena garante que o selecionador encontra-se estável
Apresentava sinais de embriaguez e terá caído de uma altura considerável
Numa ilha paradisíaca, o advogado natural de Cascais cumpriu o sonho de jogar num apuramento para o Mundial e... marcou na estreia
Treinador português é um namoro antigo dos spurs