Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Homenagem acontecerá nos encontros das competições organizadas pelo organismo que decorrem entre 8 e 11 de agosto
Seguir Autor:
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou esta terça-feira um minuto de silêncio em todos os jogos das suas competições pela memória do internacional português Jorge Costa, que morreu aos 53 anos.
"A homenagem acontecerá em todos os jogos das competições organizadas pela FPF que decorrem entre os dias 8 e 11 de agosto (entre sexta e segunda-feira)", especificou o organismo.
A FPF recorda que Jorge Costa, que exercia as funções de diretor para o futebol do FC Porto, vestiu a camisola da seleção nacional em 50 ocasiões, tendo feito a sua estreia a 11 de novembro de 1992 num jogo com a Bulgária, quando o treinador era Carlos Queiroz.
Na formação, Jorge Costa atuou nas várias camadas jovens entre os sub-16 e os sub-21, sagrando-se campeão do mundo de sub-20 em 1991.
A FFP recorda a "figura e capitão" do FC Porto, no qual se sagrou campeão europeu e mundial de clubes e ganhou a Taça UEFA, além de se ter sagrado campeão nacional várias vezes e conquistado várias Taças de Portugal e Supertaças Cândido de Oliveira.
O organismo recorda que Jorge Costa jogou ainda em Inglaterra, no Charlton, na Bélgica, no Standard Liège, além de passagens pelo Penafiel e Marítimo, antes de, em 2007, assumir a carreira de treinador principal, no Sporting de Braga.
Relacionadas
Fonte do Hospital de São João disse à Lusa que Jorge Costa "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" daquele centro hospitalar, para onde foi transportado, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
Jorge Costa representou os dragões em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.
Pela seleção principal portuguesa foi internacional 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial de sub-20 de 1991.
Treinador do Moreirense destaca atitude da equipa
Treinador do Rio Ave aborda rumores de um possível despedimento
Cónegos regressam aos triunfos no campeonato e impõem 5.ª derrota seguida aos vilacondenses na prova
Fogaceiros referem-se ao facto de os lusitanistas jogarem em casas emprestadas desde o início da época
Internacional inglês, recém-contratado, não pode desempenhar a atividade profissional sem visto de trabalho na Holanda
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Equipa de Roterdão suou para derrotar o Go Ahead Eagles
Belga diz ter aprendido muitas coisas com o técnico do Benfica