Futebol português de luto: reações à morte de Rui Jordão

Antigo jogador de Benfica e Sporting faleceu esta sexta-feira em Cascais

A carregar o vídeo ...
Os números e feitos da carreira ímpar de Rui Jordão

23h35 - Bruno Lage também aproveitou a conferência de imprensa após o duelo com o Cova da Piedade para assinalar a memória de Rui Jordão, lembrando os tempos em que em miúdo ia com o seu pai ver o agora falecido antigo avançado a atuar. E houve um golo a destacar-se nessa recordação...

20h04 - Numa declaração sobre a morte de Rui Jordão, Marcelo Rebelo de Sousa recordou "o tento no Estádio da Luz" contra a União Soviética que deu a Portugal "a alegria do apuramento para o Euro 84 em França" e também "os seus golos nesse torneio". As declarações do Presidente da República AQUI

19h53 - Através do Facebook, Eurico Gomes deixou uma sentida mensagem de homenagem ao seu ex-colega no Sporting (entre 1979 e 1982), falando num homem especial, que no seu entender enquanto profissional chegou ao "patamar dos melhores do Mundo".

18h47 - Miguel Salema Garção, antigo dirigente leonino, deixa também a homenagem a Jordão: "Rui Jordão é uma das figuras mais marcantes do futebol. Atleta de enorme classe e categoria, com um talento fantástico, deixa a todos nós uma saudade imensa. Saliento a sua forma de estar enquanto pessoa, cidadão e desportista e a capacidade demonstrada para abraçar outras áreas, nomeadamente a pintura. De uma humildade exemplar deixa um legado que nesta hora de profunda tristeza devemos honrar, enaltecer e lembrar. Paz à sua Alma!"

18h16 - Frederico Varandas reagiu ao falecimento de Rui Jordão, numa mensagem divulgada pela Sporting TV: "O Rui Jordão encantou uma geração com os seus mais de 180 golos com o leão rampante ao peito. Jordão é um homem de bem, de valores, um artista dentro de campo e continuou a sê-lo fora de campo". Leia todas as declarações AQUI

18h00 - No Instagram, Bruno Fernandes também deixou a sua mensagem de condolências. "Obrigado Jordão! Hoje o futebol português está de luto porque um dos nossos partiu!", escreveu o capitão leonino.

17h50 - Através do site oficial da Liga Portugal, Manuel Fernandes também deixou a sua mensagem de pesar pela morte de Jordão em nome de todos os Embaixadores do organismo. "É com profunda tristeza que vimos partir uma figura emblemática do nosso futebol. Um atleta de excelência q marcou inúmeras gerações, sendo uma inspiração para todos nós. Um exemplo para todos sem excepção. Um amigo!", declarou.

15h36 - Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, manifestou-se nas redes sociais sobre a morte de Jordão.



15h33 - "No dia-a-dia tinha um mundo muito próprio, muito dele, não deixava aproximar-se qualquer um (...) e eu era um dos privilegiados. Sempre nos demos bem, muitas vezes íamos jantar juntos, notava-se bem que era um homem especial, a abertura dele para fazer amigos tinha que ser com alguém de quem gostasse muito", referiu Augusto Inácio. Leia mais aqui.

15h06 - Pedro Proença, presidente da Liga, refere-se a Jordão como "um jogador que marcou gerações".



14h06 - A UEFA deixou nas redes sociais um vídeo a recordar os melhores momentos de Jordão no célebre jogo com a França, no Euro'1984.



14h02 - O V. Setúbal, clube que Jordão representou, também já manifestou o seu pesar.



13h53 - "Na memória de todos, fica o jogador e o seu fantástico percurso desportivo, mas também o homem que ajudou a elevar o futebol português para um patamar superior", comunicado do Sindicato dos Jogadores, assinado pelo presidente Joaquim Evangelista. Leia mais aqui.

13h49 - "Era um dos meus ídolos de infância e tive a felicidade de o conhecer. Está à vista de todos que era um ser humano fantástico e desportivamente todo o país o conheceu. Felizmente, tive o prazer de ter privado com ele, também na vertente pessoal. Estou chocado. É um momento muito complicado para o futebol português. Tenho andado muito triste nestes dias, porque a vida tem sido matreira, não só para ele, como também para a luta que agora o Fernando Gomes se encontra a travar", Marinho, ex-jogador do Sporting.

13h48 - "Nunca o vi jogar pessoalmente na minha vida. O que sei e o que vi foram imagens e muitos golos marcados ao serviço de uma grande instituição. É, sem dúvida, uma grande perda para o mundo de futebol e do desporto nacional e internacional, porque sem duvida marcou uma geração", André Geraldes, ex-team manager do Sporting e atual administrador da SAD do Farense.

13h38 - "Foi um grande atleta e que deixa saudades. Estou muito chocado", Hilário, ex-jogador do Sporting. Leia mais aqui.

13h26 - "Uma referência para mim, uma pessoa afável e serena, simpática. Encontrávamo-nos esporadicamente, porque ele afastou-se um pouco do futebol, eu gosto imenso de arte e pintura, ele pintava, falávamos um pouco sobre isso e foi com grande tristeza que recebi esta notícia", Ricardo Sá Pinto, antigo jogador do Sporting e atual treinador do Sp. Braga. Leia mais aqui.

12h46 - "Atleta de eleição que vestiu a camisola do Benfica durante cinco épocas, deixa em todos uma enorme saudade", pode ler-se numa mensagem que Luís Filipe Vieira deixou no site do Benfica. Leia mais aqui.

12h43 - "Jordão foi um jogador especial, uma figura ímpar que prestigiou todos os portugueses e nos fez arrancar aplausos e emoções fortes", escreveu o presidente da Federação, Fernando Gomes numa nota publicada pelo site da FPF. Leia mais aqui.

12h42 - "Um abraço à família, era um ex-jogador de grandíssimo nível, que me habituei a apreciar, não só no Sporting mas também na Seleção", Sérgio Conceição

12h39 - O jornal francês 'L'Équipe' também já fez eco da notícia.



12h38 - "Era um jogador de grande qualidade com quem partilhei no Benfica e na seleção bons momentos. Deixa boas recordações. Como homem, era um homem bom, de valores e princípios. O futebol português perde um dos seus grandes vultos", disse Toni, à Lusa. Leia mais aqui.

12h28 - Recorde aqui algumas das imagens de Jordão pelo Benfica, pelo Sporting e pela Seleção.

12h20 - O twitter das Seleções de Portugal assinalou o desaparecimento de uma das maiores figuras do futebol português.



12h17 - "Tinha futebol dentro dele, todas as qualidades para aquela posição", Carlos Manuel, ex-jogador, à Sport TV.

12h15 - O Sporting já reagiu nas redes sociais.

Ver essa foto no Instagram

É com grande pesar que nos despedimos de um dos nossos. Obrigado Rui Jordão.

Uma publicação compartilhada por Sporting Clube de Portugal (@sportingclubedeportugal) em



12h05 - "Soube sair do futebol com uma dignidade e serenidade que não é muito comum. Lembro-me de me ter dito 'doutor, para mim o futebol acabou'. Achou que o que tinha de fazer no futebol estava já feito. Teve um trajeto brilhante no Sporitng. O que me lembro é do cidadão humilde e discreto. Soube ser um exemplo de civismo, de cidadania e de saber estar", Eduardo Barroso, médico e adepto do Sporting, em declarações à Sport TV.

12h03 - Sporting coloca bandeira a meia haste no estádio, no pavilhão e na Academia, em sinal de luto pelo Jordão. 

12h01 - "Depois de Eusébio foi o português que vi jogar com mais talento naquela função", António Simões, ex-jogador, em declarações à Sport TV. Leia mais aqui.

11h55 - "Agora é tempo de chorar a 'partida' de um Homem bom que nos animou, os que gostam de futebol, com os seus golos e a sua genialidade. Até sempre, Jordão...", Carlos Severino, ex-candidato à presidência do Sporting. 

Rui Jordão, ex-avançado e mítica figura do Sporting, morreu esta sexta-feira aos 67 anos, no Hospital de Cascais onde estava internado devido a um problema cardíaco. As reações ao desaparecimento do antigo jogador, que também vestiu a camisola do Benfica, começam a surgir de todos os quadrantes.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Futebol Nacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.