Treinador do Benfica assina prefácio do livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador'
'Manuel Cajuda - o (des)Treinador'. Este é o nome do livro, escrito por Tiago Guadalupe e desenvolvido pela '21Books powered by Whynote' e com o o apoio oficial da Associação Nacional de Treinadores de Futebol - que retrata a carreira do mítico treinador do futebol português. O lançamento oficial decorre este sábado, em Olhão, e Record teve acesso exclusivo a excertos da obra. Como, por exemplo, o prefácio assinado por José Mourinho, treinador do Benfica.
"Costumo tratá-lo por 'Ti Manel'. E não é por acaso. É uma forma carinhosa, mas também profundamente respeitosa. Chamo-lhe assim porque sempre admirei aqueles que têm história e estórias para contar, conselhos para dar e uma sabedoria feita de chão pisado, de vida vivida - como é o caso dele. Lembro-me bem dos jogos em que nos enfrentámos. Foram sempre duelos intensos, equilibrados, de exigência máxima. E em todos eles senti o mesmo: o “Ti Manel” era um treinador de jogos grandes, de pormenor, de leitura fina. Sabia o que fazia. Sabia incomodar. Sabia competir. Montava bem a equipa, preparava cada detalhe com inteligência e lia o jogo com alma - uma qualidade rara. Desde então, ficou para mim o 'Ti Manel'. Porque há nomes que se ganham pelo que se faz. E há títulos que só o tempo e o respeito dos outros conseguem dar (...) E é por tudo isto - pelos jogos e pelas memórias, pelas conversas e pelo exemplo - que continuo a chamar-lhe assim: 'Ti Manel'. Porque há mestres que se impõem, não por títulos, mas por presença. E ele é um desses. Deixo-lhe um abraço com admiração e amizade. E a quem pega neste livro, deixo apenas um conselho: leiam devagar. Saboreiem cada página. Porque aqui dentro está a vida de um homem que dedicou tudo ao futebol - e que, pelo caminho, nos ensinou a todos a ser um bocadinho melhores", pode ler-se nalgumas passagens escritas por José Mourinho.
Manuel Cajuda, de 74 anos, é presidente do Olhanense e conta com uma carreira de 40 anos de treinador, depois de uma carreira de jogador. Comandou, por exemplo, Olhanense, Sp. Braga, V. Guimarães, Belenenses, União de Leiria e Marítimo. Tem, só na 1ª Divisão, mais de 500 jogos como treinador.
Jorge Meireles marcou o golo dos tricolores
Tudo sobre mais uma eliminatória da Prova Rainha
Siga o jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal
Sócios portistas reuniram-se no Dragão Arena
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Avançado aproveitou ainda para elogiar Cristiano Ronaldo.