Revelação ocorreu em plenário associativo em Coimbra
Nuno Lobo, presidente da AF Lisboa, assumiu a disponibilidade para ser candidato à liderança da Federação Portuguesa de Futebol.
A decisão foi anunciada durante o Plenário das Associações Distritais e Regionais de Futebol, realizado este sábado no Estádio Cidade de Coimbra, tendo ficado patente a ausência de consenso perante o rumo a tomar com vista ao próximo quadriénio.
O discurso do dirigente surgiu depois uma tomada de posição inicial do líder da AF Guarda, realçando a importância de haver uma candidatura à presidência da FPF patrocinada pelo movimento associativo. Nuno Lobo avançou de seguida e vincou, então, a vontade de suceder a Fernando Gomes.
A partir daí, o debate foi intenso entre os representantes das entidades distritais, mas ainda sem ter sido alcançada uma plataforma de entendimento. Mesmo assim, face às tomadas de posição conhecidas, há quem entenda que nesta fase já existe uma maioria de associações favorável a Nuno Lobo.
Todavia, há que ter em conta um número ainda apreciável de associações que ou optaram pelo silêncio ou consideraram o debate prematuro. Isto enquanto as eleições não estiverem marcadas e não se souber quem poderão ser os candidatos, reservando para momento posterior a definição do sentido de voto. Das 22 associações distritais, só a AF Braga não terá marcado presença no plenário.
Se tudo correr dentro da normalidade, o ato eleitoral para a FPF deverá decorrer no final deste ano, dado que Fernando Gomes está obrigado a sair por ter atingido o limite de três mandatos. Nuno Lobo tem vindo a posicionar-se no sentido de ir a votos, mas já outras figuras estiveram no foco mediático, como Luís Figo ou Rui Moreira.
Ainda assim, o nome que tem vindo a ganhar força nos bastidores é o de Pedro Proença. O presidente da Liga e da European Leagues abriu a porta a esse desafio, recentemente, em entrevista a Record. "Nunca direi nunca", respondeu quando questionado sobre a possibilidade de suceder a Fernando Gomes, pelo que poderá estar a desenhar-se no horizonte um duelo eleitoral com Nuno Lobo.
Reforço chegou do Grêmio Anápolis e quer deixar a sua marca em Portugal
Treinador do Gil Vicente falou da sua carreira no futebol
Defesa-central sueco jogou no Twente, de Enschede, na temporada passada
Diretor geral da SAD ribatejana falou sobre o projeto no Canal 11
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham