No "derby" lisboeta entre Sporting e Belenenses estará o albicastrense Carlos Xistra, ainda mal refeito da polémica à volta do Beira-Mar-Boavista. A Vidal Pinheiro desloca-se Olegário Benquerença
"TUDO em família", é o que apetece dizer, depois de conhecido o nome do árbitro do grande "derby" da Invicta, o também portuense Paulo Costa.
Numa sessão excepcionalmente concorrida, com a presença massiva de dirigentes de clubes que participariam na reunião que se seguiu, o nome de Paulo Costa saiu dentre um lote de candidatos formado pelos setubalenses Lucílio Baptista, António Costa, Bruno Paixão e João Ferreira e ainda José Pratas, Paulo Baptista e Emanuel Câmara.
Recentemente agraciado com as insígnias da FIFA, o árbitro de 37 anos, promovido à 1ª categoria há oito épocas, dirige pela segunda vez na sua carreira um Boavista-FC Porto da I Liga.
Na sua estreia no mais importante "derby" do Porto, há duas épocas – que terminou empatado, com golos de Jardel, aos dois minutos, e de Augustine Ahinful no último minuto –, o trabalho de Paulo Costa teve nota positiva mas mereceu alguns reparos dos responsáveis portistas no campo disciplinar, visando dois lances – alegadas agressões de Litos a Romeu e de William a Peixe.
Esta temporada, Paulo Costa já dirigiu dois jogos dos axadrezados, com o Beira-Mar no Bessa, na ronda inaugural (que o Boavista venceu por 3-0, com alguma polémica), e em Alverca (4ª jornada, com nova vitória axadrezada por 2-1) , mas ainda não apitou os portistas.
Quem se estreia num "derby", mas este da capital, é o albicastrense Carlos Xistra, ainda mal refeito da polémica criada em torno da sua actuação no Beira-Mar-Boavista.
É a primeira vez que este árbitro, funcionário público de 28 anos, dirige um jogo de um "grande" – neste caso o Sporting –, depois de na época passada ter dirigido apenas dois jogos da I Liga – o P. Ferreira-Beira-Mar, na 4ª jornada e o E. Amadora-Gil Vicente, na 13ª.
No "saco" estavam ainda os nomes de Vítor Pereira (preferido pelos axadrezados para o jogo com os dragões, mas que acabou por ser sorteado para o E. Amadora-Felgueiras, da II Liga), João Ferreira, Lucílio Baptista, Bruno Paixão e Paulo Baptista.
No outro jogo de maior importância da jornada (o primeiro a ser sorteado), o Salgueiros-Benfica, a realizar já no sábado, estará o leiriense Olegário Benquerença, que esta época ainda não dirigiu qualquer encontro da equipa da Luz, mas já esteve em Vidal Pinheiro (no Salgueiros-Gil Vicente), na 16ª jornada.
Na primeira categoria apenas por duas vezes apitou os encarnados fora da Luz, ambos na época passada, nas 12ª e 24ª jornadas, respectivamente, em Guimarães e no Restelo.
E já que falamos de "derbies", mais um, entre os minhotos Sp. Braga e Gil Vicente, será apitado por um homem da Madeira, o funchalense Emanuel Câmara.
I Liga
SALGUEIROS-BENFICA – Olegário Benquerença (Leiria); Árbitros assistentes: José Ramalho e Devesa Neto; Observadores dos árbitros: Cândido Gouveia e Domingos Gomes.
VARZIM-V. SETÚBAL – Isidoro Rodrigues (Viseu); Árbitros assistentes: António Godinho e Bernardino Silva; Observadores dos árbitros: Luís Carvalho e João Medeiros.
MARÍTIMO-BEIRA-MAR – Jacinto Paixão (Évora); Árbitros assistentes: José Chilrito e André Cunha; Observadores dos árbitros: José Alves e Luciano Barata.
BOAVISTA-FC PORTO – Paulo Costa (Porto); Árbitros assistentes: Pocinho Baptista e Alexandre Torres; Observadores dos árbitros: Américo Costa e Soares Dias.
SPORTING-BELENENSES – Carlos Xistra (Castelo Branco); Árbitros assistentes: Tiago Trigo e Domingos Vilaça; Observadores dos árbitros: Pedro Quaresma e João Dias da Silva.
P. FERREIRA-ALVERCA – Bruno Paixão (Setúbal); Árbitros assistentes: António Neiva e António Gonçalves; Observadores dos árbitros: José Gonçalves e Romão Alves.
SANTA CLARA-U. LEIRIA – Martins dos Santos (Porto); Árbitros assistentes: João Santos e Luís Santos; Observadores dos árbitros: Manuel Montes e Amílcar Ventura.
SP. BRAGA-GIL VICENTE – Emanuel Câmara (Funchal); Árbitros assistentes: Francisco Mendes e Alfredo Braga; Observadores dos árbitros: Arlindo Coimbra e Xavier Oliveira.
V. GUIMARÃES-FARENSE – Paulo Baptista (Portalegre); Árbitros assistentes: João Madeira e Hernâni Fernandes; Observadores dos árbitros: Manuel Santiago e Joaquim Silva.
II Liga
E. AMADORA-FC FELGUEIRAS – Vítor Pereira (Lisboa); Árbitros assistentes: João Sousa e Pais António; Observadores dos árbitros: André Basílio e José Santana.
MOREIRENSE-NAVAL – Augusto Duarte (Braga); Árbitros assistentes: João Esteves e Sérgio Lacroix; Observadores dos árbitros: Joaquim Moreira e Ramiro Santiago.
NACIONAL-PENAFIEL – João Vilas Boas (Braga); Árbitros assistentes: Bertino Miranda e Vítor Meira; Observadores dos árbitros: Carlos Oliveira e Manuel da Costa.
ACADÉMICA-OVARENSE – José Pratas (Évora); Árbitros assistentes: José Espada e Luís Marcelino; Observadores dos árbitros: Henrique Santos e Luís Raimundo.
D. AVES-OLIVEIRENSE – Luís Miranda (Lisboa); Árbitros assistentes: Rui Carmo e Gabínio Evaristo; Observadores dos árbitros: João Silva e Manuel Nabais.
D. CHAVES-PORTIMONENSE – José Leirós (Porto); Árbitros assistentes: Joaquim Vidal e Pedro Lamas; Observadores dos árbitros: Monteiro da Silva e António Francisco.
SP. ESPINHO-CAMPOMAIORENSE – Hélio Santos (Lisboa); Árbitros assistentes: Décio Cordeiro e João Leitão; Observadores dos árbitros: Azeitona Pinto e Manuel Faria.
U. LAMAS-FC MAIA – J. Ferreira (Setúbal); Árbitros assistentes: Paulo Moreira e José Cernadas; Observadores dos árbitros: Manuel Salgueiro e Manuel Correia.
RIO AVE-LEÇA – Luciano Silva (Porto); Árbitros assistentes: José Correia e Paulo Carrilho; Observadores dos árbitros: Cardita Sobral e Pinto Correia.
Vitorianos ficam com a maior fatia, de 4.910 euros
Capitão da Seleção Nacional fez publicação nas redes sociais
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Emanuel Moreira foi o herói dos fogaceiros
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam