Paulo Costa repete «derby» da Invicta

No "derby" lisboeta entre Sporting e Belenenses estará o albicastrense Carlos Xistra, ainda mal refeito da polémica à volta do Beira-Mar-Boavista. A Vidal Pinheiro desloca-se Olegário Benquerença

"TUDO em família", é o que apetece dizer, depois de conhecido o nome do árbitro do grande "derby" da Invicta, o também portuense Paulo Costa.

Numa sessão excepcionalmente concorrida, com a presença massiva de dirigentes de clubes que participariam na reunião que se seguiu, o nome de Paulo Costa saiu dentre um lote de candidatos formado pelos setubalenses Lucílio Baptista, António Costa, Bruno Paixão e João Ferreira e ainda José Pratas, Paulo Baptista e Emanuel Câmara.

Recentemente agraciado com as insígnias da FIFA, o árbitro de 37 anos, promovido à 1ª categoria há oito épocas, dirige pela segunda vez na sua carreira um Boavista-FC Porto da I Liga.

Na sua estreia no mais importante "derby" do Porto, há duas épocas – que terminou empatado, com golos de Jardel, aos dois minutos, e de Augustine Ahinful no último minuto –, o trabalho de Paulo Costa teve nota positiva mas mereceu alguns reparos dos responsáveis portistas no campo disciplinar, visando dois lances – alegadas agressões de Litos a Romeu e de William a Peixe.

Esta temporada, Paulo Costa já dirigiu dois jogos dos axadrezados, com o Beira-Mar no Bessa, na ronda inaugural (que o Boavista venceu por 3-0, com alguma polémica), e em Alverca (4ª jornada, com nova vitória axadrezada por 2-1) , mas ainda não apitou os portistas.

Quem se estreia num "derby", mas este da capital, é o albicastrense Carlos Xistra, ainda mal refeito da polémica criada em torno da sua actuação no Beira-Mar-Boavista.

É a primeira vez que este árbitro, funcionário público de 28 anos, dirige um jogo de um "grande" – neste caso o Sporting –, depois de na época passada ter dirigido apenas dois jogos da I Liga – o P. Ferreira-Beira-Mar, na 4ª jornada e o E. Amadora-Gil Vicente, na 13ª.

No "saco" estavam ainda os nomes de Vítor Pereira (preferido pelos axadrezados para o jogo com os dragões, mas que acabou por ser sorteado para o E. Amadora-Felgueiras, da II Liga), João Ferreira, Lucílio Baptista, Bruno Paixão e Paulo Baptista.

No outro jogo de maior importância da jornada (o primeiro a ser sorteado), o Salgueiros-Benfica, a realizar já no sábado, estará o leiriense Olegário Benquerença, que esta época ainda não dirigiu qualquer encontro da equipa da Luz, mas já esteve em Vidal Pinheiro (no Salgueiros-Gil Vicente), na 16ª jornada.

Na primeira categoria apenas por duas vezes apitou os encarnados fora da Luz, ambos na época passada, nas 12ª e 24ª jornadas, respectivamente, em Guimarães e no Restelo.

E já que falamos de "derbies", mais um, entre os minhotos Sp. Braga e Gil Vicente, será apitado por um homem da Madeira, o funchalense Emanuel Câmara.

I Liga

SALGUEIROS-BENFICA – Olegário Benquerença (Leiria); Árbitros assistentes: José Ramalho e Devesa Neto; Observadores dos árbitros: Cândido Gouveia e Domingos Gomes.

VARZIM-V. SETÚBAL – Isidoro Rodrigues (Viseu); Árbitros assistentes: António Godinho e Bernardino Silva; Observadores dos árbitros: Luís Carvalho e João Medeiros.

MARÍTIMO-BEIRA-MAR – Jacinto Paixão (Évora); Árbitros assistentes: José Chilrito e André Cunha; Observadores dos árbitros: José Alves e Luciano Barata.

BOAVISTA-FC PORTO – Paulo Costa (Porto); Árbitros assistentes: Pocinho Baptista e Alexandre Torres; Observadores dos árbitros: Américo Costa e Soares Dias.

SPORTING-BELENENSES – Carlos Xistra (Castelo Branco); Árbitros assistentes: Tiago Trigo e Domingos Vilaça; Observadores dos árbitros: Pedro Quaresma e João Dias da Silva.

P. FERREIRA-ALVERCA – Bruno Paixão (Setúbal); Árbitros assistentes: António Neiva e António Gonçalves; Observadores dos árbitros: José Gonçalves e Romão Alves.

SANTA CLARA-U. LEIRIA – Martins dos Santos (Porto); Árbitros assistentes: João Santos e Luís Santos; Observadores dos árbitros: Manuel Montes e Amílcar Ventura.

SP. BRAGA-GIL VICENTE – Emanuel Câmara (Funchal); Árbitros assistentes: Francisco Mendes e Alfredo Braga; Observadores dos árbitros: Arlindo Coimbra e Xavier Oliveira.

V. GUIMARÃES-FARENSE – Paulo Baptista (Portalegre); Árbitros assistentes: João Madeira e Hernâni Fernandes; Observadores dos árbitros: Manuel Santiago e Joaquim Silva.

II Liga

E. AMADORA-FC FELGUEIRAS – Vítor Pereira (Lisboa); Árbitros assistentes: João Sousa e Pais António; Observadores dos árbitros: André Basílio e José Santana.

MOREIRENSE-NAVAL – Augusto Duarte (Braga); Árbitros assistentes: João Esteves e Sérgio Lacroix; Observadores dos árbitros: Joaquim Moreira e Ramiro Santiago.

NACIONAL-PENAFIEL – João Vilas Boas (Braga); Árbitros assistentes: Bertino Miranda e Vítor Meira; Observadores dos árbitros: Carlos Oliveira e Manuel da Costa.

ACADÉMICA-OVARENSE – José Pratas (Évora); Árbitros assistentes: José Espada e Luís Marcelino; Observadores dos árbitros: Henrique Santos e Luís Raimundo.

D. AVES-OLIVEIRENSE – Luís Miranda (Lisboa); Árbitros assistentes: Rui Carmo e Gabínio Evaristo; Observadores dos árbitros: João Silva e Manuel Nabais.

D. CHAVES-PORTIMONENSE – José Leirós (Porto); Árbitros assistentes: Joaquim Vidal e Pedro Lamas; Observadores dos árbitros: Monteiro da Silva e António Francisco.

SP. ESPINHO-CAMPOMAIORENSE – Hélio Santos (Lisboa); Árbitros assistentes: Décio Cordeiro e João Leitão; Observadores dos árbitros: Azeitona Pinto e Manuel Faria.

U. LAMAS-FC MAIA – J. Ferreira (Setúbal); Árbitros assistentes: Paulo Moreira e José Cernadas; Observadores dos árbitros: Manuel Salgueiro e Manuel Correia.

RIO AVE-LEÇA – Luciano Silva (Porto); Árbitros assistentes: José Correia e Paulo Carrilho; Observadores dos árbitros: Cardita Sobral e Pinto Correia.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Futebol Nacional Notícias
Notícias Mais Vistas