FPF tem conhecimento do caso e o Brasil já observou o jogador ao vivo...
Quantos jovens portugueses têm o sonho de seguir os passos de Cristiano Ronaldo na Seleção Nacional? Muitos, certamente. Pedro Vinagre Pedrosa Neves, atualmente nos iniciados do Charlton, de Inglaterra, é um desses casos. A diferença é que este menino nasceu em... São Paulo, no Brasil. Record conta a história. Pepe, como gosta de ser conhecido, tem 13 anos, é brasileiro de nascença mas as raízes familiares permitiram-lhe acrescentar outro país ao Bilhete de Identidade. "O meu trisavô era português, nasceu em Trás-os-Montes. A nacionalidade foi passando de geração de geração, o meu pai também tem e eu adquiri-a recentemente", conta o jovem. Uma condição essencial para Pepe chegar ao patamar que tanto ambiciona. "Seria um sonho jogar na Seleção portuguesa, que tem o meu ídolo Cristiano Ronaldo, e também por ser uma grande equipa. Ainda ninguém falou comigo mas estou a trabalhar para merecer uma oportunidade", explica.
Não houve abordagens, mas Record sabe que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já tem conhecimento deste caso, nomeadamente elementos das categorias jovens das Seleções Nacionais. E o nosso jornal também apurou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esteve em Londres a observar vários jogos de Pepe.
Estaremos perante uma luta entre os dois países? É difícil responder até porque, convém não esquecer, Pepe tem apenas 13 anos. Mas, pelo menos, Portugal parece contar com a vontade do protagonista, tudo por causa de Cristiano Ronaldo. "É um jogador especial. Olho com atenção para a postura dele, o que mostra dentro de campo. Quero seguir o trajeto dele", assume.
Ambição
Quando se entrevista um rapaz de 13 anos é obrigatório perguntar quais são os sonhos deste deste menino que só tem futebol na cabeça – ao que parece, também muito nos pés.
"Quero ser profissional de futebol e lutar por tornar-me um dos melhores do Mundo. Sei que posso lá chegar e vou lutar por isso. E também gostava de jogar num Campeonato do Mundo, onde estão os melhores dos melhores. A Premier League e a Liga dos Campeões também são objetivos, mas o Mundial... não há igual", assume, sem rodeios. Com a camisola de Portugal? "Espero que sim...", responde de imediato.
Sporting propôs um teste
Antes de mudar-se para Inglaterra, Pepe recebeu um convite do Sporting. Os leões propuseram um período de testes na Academia, mas o luso-brasileiro viajou para Londres: o West Ham mostrou-se interessado, o Charlton ganhou a corrida.
E o clube parece acreditar no potencial do jovem, de tal forma que toda a família foi viver para a capital inglesa, sendo que Pepe e a irmã tiveram direito a uma bolsa de estudo. No plano desportivo, o jogador foi chamado recentemente para um torneio na Bélgica com os sub-16 do Charlton, quando tem apenas… 13 anos. Uma recompensa depois de uma época em que marcou 24 golos em 29 jogos. Na próxima temporada, Pepe vai jogar na equipa sub-15.
Ora, para chegar a este nível foi preciso passar por uma fase de adaptação. "O futebol é diferente. Em Inglaterra é tudo mais organizado, corre-se muito e a marcação é mais apertada. Mas é tranquilo, os adversários podem vir que eu finto-os", atira Pepe, confiante sempre que o tema é futebol: " Sou um extremo inteligente, rápido e habilidoso."
FC Macieirense denunciou nas redes sociais alegadas palavras proferidas por um dos assistentes que apitou o duelo com a AD Argoncilhe
Pantera Negra chegou a Lisboa há 65 anos para entrar na história
As opiniões de Bruno Costa Carvalho, João Redondo e João Malheiro
Defesa-central do Gil Vicente tem treinado os lances de bola parada desde o início da época
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo