Presidente do organismo fala em "progresso sustentado" a vários níveis
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Reinaldo Teixeira, traçou esta quinta-feira um balanço de "progresso sustentado" a vários níveis aos primeiros seis meses de gestão da nova direção.
"Foram seis meses de intenso trabalho, diálogo permanente e tomada de decisões em torno de soluções concretas, pensadas para gerar benefícios transversais a todas as sociedades desportivas", refere numa nota publicada no sítio da LPFP.
Reinaldo Teixeira destaca que o período foi "marcado pela eficiência e pela vontade de acelerar processos em áreas estruturantes e cruciais para o futuro do futebol profissional, reforçando o compromisso da Liga Portugal com uma gestão moderna, colaborativa e orientada para resultados".
Nestes primeiros seis meses, ainda de acordo com o organismo, foi desenvolvido "um trabalho diário que confirma o compromisso de valorizar o futebol profissional, dentro e fora das quatro linhas, com uma visão centrada na sustentabilidade, na transparência e no futuro do jogo".
A LPFP promoveu mais de 15 grandes eventos "que reforçaram a centralidade do seu papel no ecossistema desportivo nacional" e alguns dos eventos de referência decorreram na Arena Liga Portugal, no Porto.
"No plano desportivo e estratégico, a direção executiva tem vindo a preparar o projeto Meta 2028, que visa reforçar a competitividade, a qualidade de jogo e a disciplina, capacitando as equipas para as exigências das provas europeias", refere a nota.
Este projeto tem um objetivo claro, segundo a LPFP, que é o de colocar Portugal no sexto lugar do 'ranking' da UEFA até ao final da época 2027/28.
"A área comercial regista resultados assinaláveis, com 1,2 ME imediatos em 'new business' [novos negócios} e seis novas áreas de atuação (imobiliário, frota automóvel, telecomunicações, alimentar, eletrodomésticos e fintech)", adianta a LPFP.
O organismo refere ainda, no que toca ao processo de centralização dos direitos audiovisuais, que já entregou à Autoridade da Concorrência a proposta de modelo de comercialização, antecipada em 11 meses, após intenso trabalho técnico e um 'roadshow' junto de todas as sociedades desportivas.
"A nível institucional, a direção manteve diálogo com a Federação Portuguesa de Futebol, com as Associações Distritais e Regionais, além de vários encontros com o Governo e forças de segurança nacionais (PSP, GNR, SIS, Polícia Judiciária, APCVD e ASAE)", adianta.
Marcou ainda presença ao longo deste período em diversas conferências e fóruns internacionais, em países como Arábia Saudita, Espanha e Reino Unido, articulando o seu trabalho com a European Leagues.
A LPFP destaca ainda a realização de reuniões estratégicas com a LaLiga (Espanha), Ligue 1 (França), Serie A (Itália), Danish Superligaen (Dinamarca), JLeague (Japão), as ligas da Guiné-Bissau e Angola, assim como contactos com vários agentes do futebol do Brasil.
No domínio financeiro, a LPFP destaca "a política de rigor e eficiência", que permitiu reduções significativas, entre as quais destaca 210 mil euros em contratos de fornecimento e 465 mil euros na reformulação de eventos e que permitiram uma poupança superior a 700 mil euros.
A nova direção da LPFP destaca ainda, na vertente promocional, as várias iniciativas realizadas, nos vários escalões, e as ações de envolvimento e inovação.
David Silva no Chaves-Benfica, Carlos Macedo no Celoricense-FC Porto e Miguel Nogueira no P. Ferreira-Sporting
Técnico do Sporting apostou em Costinha na Académica e teve influência decisiva na sua carreira. Na Taça estarão de lados opostos da barricada
Italiano e a sua equipa técnica partilharam conhecimentos sobre a metodologia de treino e jogo
Defesa búlgaro estreou-se pela sua seleção e o lateral cabo-verdiano ajudou no apuramento inédito para o Mundial'2026
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo