O AVANÇADO brasileiro do Salgueiros chama-se Juliano Pescarullo, dito Paquito, está no Porto e já assinou um contrato com a formação de Vidal Pinheiro válido para as próximas quatro temporadas.
Tem 24 anos de idade, boa compleição física, mais de 1,85 metros, e no ano passado marcou sete golos ao serviço do Inter de Limeira, clube que estava a representar na altura em que Dito o observou.
Não promete golos, apesar de referir que joga na posição mais indicada e específica para o fazer.
Diz preferir primeiro contribuir para o colectivo e só depois tentar marcar.
”Sou um jogador que gosta de sair da área para procurar jogo, mas também movimento-me bem lá dentro, principalmente no jogo de cabeça”, disse Paquito, que encara a ”experiência no futebol português como uma possibilidade de dar o salto para um dos principais clubes da Europa. Estou aqui para ajudar a equipa e fazer o meu melhor para o clube conseguir os seus objectivos, mas não prometo golos, certo de que, com a ajuda dos meus companheiros, eles aparecerão”.
De Portugal, Paquito não conhece muito. Salientou Aloísio como uma referência, por já cá estar há muito, e Jardel, ”o melhor cabeceador do mundo”.
Contudo, apesar dos seus 24 anos, esta não é a primeira vez que joga fora do Brasil. Em 1997 representou o Al Khaleej, da Arábia, durante seis meses, mas disse que não lhe agradou muito.
”O futebol europeu é mais rápido, mas acho que me vou adaptar bem, até porque a língua é a mesma e disseram-me que a temperatura média é semelhante à de Curitiba, de onde sou natural”, concluiu Paquito, que também teve ”uma proposta de um clube da Grécia”, mas optou pelo Salgueiros ”por estar mais próximo de Espanha”.
LUGAR EM ABERTO
O SALGUEIROS ainda não fechou o plantel para a próxima época e até ao final da semana poderá ser apresentado mais um reforço.
Trata-se de um médio ofensivo, também brasileiro, e cujo processo ainda está em fase de negociação.
Contudo, o responsável máximo pela formação de Vidal Pinheiro, José António Linhares, confirmou que ”há avanços e pode ser que se concretizem”, mas escusou-se a revelar mais pormenores por considerar que ”ainda nada está definido”.
A consumar-se a contratação, será a sétima aquisição que o Salgueiros fará para reforçar o conjunto da próxima temporada. Para já estão assegurados um defesa, Ricardo, quatro jogadores do meio-campo, André, Basílio, Rui Ferreira e Renato, e o avançado Paquito.
Elementos que Dito considera justificados para ”atribuir outra consistência ao plantel e fornecer mais garantias”, já que a inexperiência patente no grupo na época passada proporcionou um pequeno susto na segunda volta.
PEDRO MALACÓ
Rafael Seixas, que chegou a ser treinado por João Brandão e coincidiu com André Castro na formação dos dragões, é o treinador do Celoricense
Presidente da SAD minhota garante que serviu de aprendizagem e realça a mudança de paradigma
Ronaldo e Éric, jogadores do clube da AF Coimbra, jogaram com João Pereira, treinador dos gansos, na formação da Académica
Jhon Rentería, Freider Tirado e Beto López fizeram do Celoricense a sua nova casa e dois deles até já sabem o que é jogar com o FC Porto
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida