Triunfo em casa por 2-1
O avançado Mario González marcou o golo que permitiu ao Sporting de Braga derrotar o Paços de Ferreira por 2-1, no último jogo particular dos bracarenses antes de disputarem a Supertaça, diante do campeão nacional Sporting. Depois de Abel Ruiz ter adiantado os arsenalistas, aos 53 minutos, e do pacense Lucas Silva ter igualado, aos 58, o dianteiro espanhol, ex-Tondela, selou o resultado que encerrou uma pré-época com quatro vitórias e quatro empates para o conjunto de Braga.
Detentores da Taça de Portugal, os minhotos vão defrontar os leões às 20:45 de 31 de julho, sábado, em Aveiro, enquanto a formação da capital do móvel, que soma dois triunfos e dois desaires na pré-época, arranca oficialmente a temporada 2021/22 às 20:15 de sexta-feira, com a receção ao Gil Vicente, a contar para a segunda fase da Allianz Cup.
Relacionadas
Presença regular nas principais competições nacionais femininas, a árbitra Sandra Bastos dirigiu o jogo particular entre as duas equipas nortenhas, que teve cinco minutos iniciais com circulação de bola pacense no meio-campo contrário, antes dos arsenalistas assumirem o controlo das operações.
Tal como na receção de quarta-feira aos franceses do Marselha, o Sporting de Braga apostou nas subidas da Fabiano pela ala direita e nas 'triangulações' rápidas para isolar os elementos mais adiantados, tendo ameaçado o golo pela primeira vez aos 17 minutos, quando André Ferreira travou o remate de Abel Ruiz.
O guardião dos 'castores' sobressaiu de novo quando se opôs, com sucesso, a tentativas de Galeno, aos 30 minutos, de Sequeira (34) e de Abel Ruiz (35), numa fase em que o Paços de Ferreira se limitava a escassos contra-ataques, sem incómodos de maior para a baliza contrária.
Depois de uma primeira parte em que Nuno Lima teve de render o lesionado Maracás no eixo da defesa pacense, aos 26 minutos, e de um intervalo sem substituições, o Braga continuou mais forte e desfez o 'nulo' num lance em que Fransérgio atirou contra João Vigário, antes da bola sobrar para o remate de primeira, certeiro, de Abel Ruiz.
A reação da equipa treinada por Jorge Simão foi imediata e valeu o empate cinco minutos depois: Jorge Silva roubou a bola a Galeno no meio-campo arsenalista e iniciou uma sequência de passes ao primeiro toque até Lucas Silva se isolar e rematar fora do alcance de Matheus.
Pouco depois de reposta a igualdade, os dois treinadores operaram alterações nos respetivos conjuntos e a fluidez de jogo ressentiu-se, com os lances de perigo a escassearem até ao apito final.
Os anfitriões tiveram ainda tempo para chegar à vitória, numa desmarcação em que Mario González aproveitou para se isolar, atirando rasteiro, ao ângulo inferior esquerdo, numa bola indefensável para André Ferreira.
Jogo no Estádio Municipal de Braga.
Sporting de Braga - Paços de Ferreira, 2-1.
Ao intervalo: 0-0
Marcador:
1-0, Abel Ruiz, 53 minutos.
1-1, Lucas Silva, 58.
2-1, Mario González, 86.
- Sporting de Braga: Matheus, Paulo Oliveira, Raul Silva, Sequeira, Fabiano, Al Musrati, Castro, Fransérgio, Galeno, Ricardo Horta e Abel Ruiz.
Jogaram ainda: Lucas Hornicek, André Horta, Lucas Piazón, Mario González e Roger.
Treinador: Carlos Carvalhal.
- Paços de Ferreira: André Ferreira, Jorge Silva, Marco Baixinho, Maracás, João Vigário, Matchoi, Nuno Santos, Abbas Ibrahim, Lucas Silva, Juan Delgado e João Pedro.
Jogaram ainda: Nuno Lima, Hélder Ferreira, Uilton, Parano e Bruno Silva.
Treinador: Jorge Simão.
Árbitro: Sandra Bastos (Associação de Futebol de Aveiro).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Marco Baixinho (33) e Al Musrati (88).
Assistência: jogo à porta fechada devido à pandemia de covid-19.
Português e brasileiro deixaram as 'zangas' do passado para trás
Avançado de 36 anos foi suplente na derrota frente ao Moreirense, mas deve voltar a ser aposta no duelo com o Estoril
Guardião de 22 anos tem sido observado por Néstor Lorenzo, selecionador que anuncia esta quinta-feira a lista para os jogos com México e Canadá
Médio espanhol leva quatro participações em golo em cinco titularidades pela equipa minhota
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal