Candidato da lista A, Miguel Azevedo, acusa o da lista B, Pedro Sousa, de orquestrar um plano de pressão política sobre os clubes
As eleições para a presidência da Associação de Futebol (AF) de Braga, a terceira maior do país, atrás de Lisboa e Porto, realizam-se na sexta-feira, tendo as duas listas candidatas trocado esta quinta-feira fortes acusações.
O candidato da lista A, Miguel Azevedo, acusa o da lista B, Pedro Sousa, de orquestrar um plano de pressão política sobre os clubes.
"Nos últimos dias, assistimos a presidentes de câmara, vereadores, chefes de gabinete e assessores a tentar condicionar os nossos clubes, recorrendo ao pagamento de jantares e a promessas de apoios e benefícios futuros como moeda de troca para influenciar votos. Esta prática é inaceitável, fere gravemente os princípios da autonomia associativa e constitui um ataque direto à liberdade de decisão dos nossos clubes", pode ler-se num comunicado da lista liderada por Miguel Azevedo, atual vice-presidente da associação minhota.
Segundo a mesma nota, "este plano de ingerência foi orquestrado por um deputado da Assembleia da República, presidente da concelhia do Partido Socialista de Braga, candidato a vereador na Câmara Municipal de Braga e candidato à AF Braga", ou seja, por Pedro Sousa, acusa a lista A.
"A ingerência dos políticos neste processo configura um perigoso regresso ao passado, a uma época em que os decisores políticos controlavam as instituições desportivas, minando a sua independência e instrumentalizando-as para fins alheios ao desporto", aponta.
A lista B respondeu também em comunicado, classificando o documento da lista oponente de "mentiroso, soez e inqualificável", considerando que o conteúdo está "eivado de mentiras grosseiras, alucinações dignas de um filme de ficção científica, distópico, até, porquanto procura colar à lista B tudo aquilo que a lista A fez, diária e repetidamente, ao longo das últimas semanas".
Para a lista liderada por Pedro Sousa, "este arrazoado de asneiras, diatribes e abusos é a prova mais que cabal de que os membros da lista A (...), perante a eminência de serem derrotados nas urnas, decidiram lançar mão de uma manobra de diversão, de contrainformação e difamação, com o único intuito de, em absoluto desespero, manchar a honorabilidade de pessoas e instituições".
A candidatura de Pedro Sousa, que promete uma auditoria externa independente à associação em caso de vitória, reafirma "que sempre pautou a sua ação por absoluta transparência, seriedade e escrupuloso respeito pela autonomia do movimento associativo desportivo, colocando, em todos os momentos, o interesse dos clubes, dos atletas, treinadores e dos dirigentes acima de quaisquer contextos de ingerência partidária, manipulação ou desinformação".
As eleições, agendadas para sexta-feira, vão marcar um novo ciclo na presidência da AF Braga depois de 14 anos com Manuel Machado, que suspendeu o mandato, que terminava em 2028, em junho deste ano.
Diretor geral da SAD ribatejana falou sobre o projeto no Canal 11
Em publicação nas redes sociais
Candidato à presidência das águias será acompanhado por Isaías numa sessão de esclarecimento junto dos sócios a apoiantes do clube
Não foi utilizado esta época e, na última, cumpriu 30 jogos
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham