Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Antigo selecionador foi treinador adjunto dos vitorianos na época 1980/81
Seguir Autor:
O V. Guimarães considerou esta quinta-feira que a morte do antigo treinador e selecionador nacional Artur Jorge representa "uma perda enorme para o futebol português", enviando condolências à família e amigos.
"O Vitória Sport Clube manifesta o mais profundo pesar e tristeza pelo falecimento de Artur Jorge, aos 78 anos. É uma perda enorme para o futebol português", refere a nota publicada pelos vimaranenses no sítio oficial.
Relacionadas
Antes da carreira como treinador principal entre 1981 e 2016, na qual conquistou 13 títulos, entre os quais a Taça dos Campeões Europeus pelo FC Porto, em 1987, Artur Jorge foi treinador adjunto do V. Guimarães na época 1980/81, numa equipa técnica liderada por José Maria Pedroto, outra referência do futebol luso, nomeadamente dos dragões.
Artur Jorge estreou-se como treinador principal no Belenenses, em 1981/82, temporada em que também esteve no Portimonense, clube onde manter-se-ia até ao final da época 1983/84.
O treinador rumou ao FC Porto em 1984/85, do qual saiu após a conquista da Taça dos Campeões Europeus para treinar os franceses do Matra Racing, regressando aos dragões em 1988/89.
A primeira passagem pela seleção portuguesa acontece em 1990 e 1991, iniciando o falhado apuramento para o Euro'1992, seguindo-se uma passagem pelo Paris Saint-Germain, antes do regresso a Portugal para treinar, sem sucesso o Benfica.
Artur Jorge voltou a comandar a seleção no apuramento para o Mundial'1998, que também falhou, seguindo-se passagem por Tenerife, Vitesse, Paris Saint-Germain, Al Nassr e Al Hilal (Arábia Saudita), Académica, CSKA Moscovo, Al Nasr (Kuwait), Creteil Lusitanos e Alger, além da seleção dos Camarões e da Suíça.
Nascido no Porto, Artur Jorge iniciou a carreira de futebolista no FC Porto, na época 1964/65, e destacou-se ao serviço da Académica, do Benfica e do Belenenses, até 1978, tendo conquistado sete títulos e somado 16 internacionalizações pela seleção portuguesa.
Brasileiro, de 21 anos, estava no Al-Wasl, dos Emirados Árabes, e fez a sua formação nos ingleses do Sheffield United
Meia-final da Allianz Cup está marcas para quarta-feira (20 horas) em Leiria
Guarda-redes do Gil Vicente termina contrato em junho e cenário de renovação está cada vez mais distante
Treinador do Sp. Braga antevê o duelo das meias-finais com o Benfica
Rumores e confirmações da janela de transferências dos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
'Telegraph' avança que Christopher Vivell ficou "impressionado" com a forma como o técnico do Fulham explicou como explorou as fragilidades dos red revils
Lenda do Liverpool 'atira-se' ao treinador do Manchester United após empate com o Leeds e declarações na conferência