Antigo treinador do Chaves considera que os jogos entre as duas equipas serão renhidos
Portimonense e AVS SAD terão jogos renhidos e de resultado incerto no playoff de acesso à edição 2024/25 da Liga Betclic, antecipa o treinador Vítor Campelos, envolvido no êxito surpreendente do Chaves em 2021/22.
"São duas equipas com qualidade. O Portimonense está na 1.ª Liga e fez bons jogos neste último terço do campeonato, assim como o AVS SAD também fez um percurso fantástico na 2.ª Liga e vai, com toda a certeza, estar extremamente motivado para poder chegar à elite", disse à agência Lusa o técnico, que orientou o primodivisionário Gil Vicente em 2023/24.
Relacionadas
O Portimonense, 16.º e antepenúltimo colocado da Liga Betclic, vai receber o AVS SAD, terceiro do escalão secundário, no sábado, às 19h45, em Portimão, para a primeira mão do playoff, estando o segundo encontro previsto para 2 de junho, à mesma hora, na Vila das Aves.
"As duas equipas vão preparar-se muito bem e estarão algo precavidas no primeiro jogo, porque sabem que ainda haverá outro. Por isso, creio que a equipa que joga em casa na segunda mão pode ter uma ligeira vantagem. Agora, são partidas muito equilibradas, em que, principalmente, os aspetos emocional e mental têm grande preponderância", notou.
Admitindo que o formato em vigor "dá mais hipóteses à equipa dita mais forte de ter uma segunda oportunidade para retificar um resultado menos positivo do primeiro jogo", Vítor Campelos frisa a tradição de inferioridade dos primodivisionários neste patamar decisivo.
"Geralmente, as equipas da 2.ª Liga que estão neste playoff chegam com uma espiral de resultados positivos. O fator emocional e esse culto de vitória que foi criado durante uma época competitiva e desgastante têm de estar presentes na mente dos futebolistas. Pelo contrário, a equipa da 1.ª Liga está ali porque a sua produção não foi tão positiva", avaliou.
Desde a instituição definitiva desta disputa no final da temporada, em 2020/21, os então secundários Arouca, Chaves e E. Amadora derrotaram Rio Ave, Moreirense e Marítimo, respetivamente, tendo jogado sempre em casa na primeira mão.
Vítor Campelos, de 49 anos, valorizou o peso dos adeptos no playoff testemunhado em 2021/22, quando os transmontanos ganharam vantagem na receção aos minhotos (2-0), face aos golos de João Teixeira e João Correia, sem que a derrota sofrida uma semana depois em Moreira de Cónegos (1-0) impedisse o seu regresso à Liga Betclic três anos depois.
"O lado emocional é muito importante, até porque a época está quase no seu final e tudo aquilo que será passível de ser treinado e trabalhado já está mais do que assimilado por parte dos atletas. Recordo-me que, naquela altura, caímos no lugar de playoff na última jornada, da mesma maneira como o Moreirense lá chegou. Foi um duro revés para nós e teve de ser feito um trabalho para fazer os jogadores acreditar e sentir que era possível chegar à 1.ª Liga", lembrou o técnico, que tinha orientado os cónegos na elite em 2019/20.
O Chaves tinha fechado o pódio da 2.ª Liga, com 64 pontos, seis abaixo do campeão Rio Ave - com o qual perdeu fora (3-0), na 34.ª e decisiva ronda - e a quatro do Casa Pia, segundo classificado, enquanto o Moreirense acabou a 1.ª Liga em 16.º, com 29 pontos, contabilizando apenas um de avanço sobre o despromovido Tondela, 17.º, mas menos dois face ao Arouca, que agarrou o 15.º lugar, último de manutenção automática.
"Sabíamos da importância [da subida] para todos, para o clube e, principalmente, para a cidade. Mesmo a nível económico, era importante que o Chaves chegasse à 1.ª Liga e foi isso que fomos falando. Fizemos os jogadores relembrar tudo o que de bom tinham feito e passámos confiança, respeitando sempre muito um oponente valoroso que tínhamos pela frente", terminou Vítor Campelos, que também acompanhou o regresso ao escalão principal dos flavienses, condenados esta temporada à queda direta na Liga Sabseg.
A análise do treinador do E. Amadora à derrota no Dragão (1-3)
Avançado espanhol voltou a estar em destaque frente ao E. Amadora
Golo do Estrela acordou os dragões, que depressa carregaram para selar uma vitória justa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'