Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Treinador deu nova 'aula' sobre aspetos muito concretos do jogo
Seguir Autor:
Bem ao seu estilo, Jorge Jesus deu uma 'aula' sobre aspetos muito concretos do jogo durante o fórum organizado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF). O técnico português começou por falar sobre a criação de desequilíbrios e, para isso, recordou as características de Vitor Damas, histórico guarda-redes do Sporting e da Seleção Nacional.
"Olhamos para o jogo e a primeira fase de construção é importantíssima para criares desequilíbrios. O desporto e o futebol são isto: ganhares vantagens numéricas. Para que a posse de bola tenha mais vantagem para criar espaço para o golo. Damas jogava com os pés como muitos jogadores de campo não o faziam. Se Damas jogasse hoje, era o melhor. Preocupo-me muito com a fase de construção. Procura criar a superioridade de 3 jogadores, uma vez com o médio, outra com o guarda-redes, situações de risco. Mas não é uma ideia 100 por cento eficaz de olhar para o jogo", constatou Jesus, em Portimão.
Relacionadas
A mudança nas regras do pontapé de baliza, que a partir da próxima época não terá de ser batido para fora da área, levou a um comentário curioso de JJ: "para mim não altera nada. Vai ser igual. Mas não vos explico porquê! [risos]".
Comparação com futsal e Messi
Jesus foi mais longe e foi buscar o futsal e também Lionel Messi para reforçar a explicação em torno da construção.
"Há períodos de jogo do futsal que são exatamente iguais aos do futebol de 11. Por exemplo, o Barcelona não tem dificuldade nenhuma: 'Messi, ganha lá vantagem.' E ele ganha! Tu ganhas pelo drible, pelo 2x1, pelo passe e pela movimentação coletiva da equipa. A qualidade dos jogadores é muito importante em tudo o que estamos a falar. A saída de construção do guarda-redes… Ok. Tudo bem. E depois ele entrega a bola ao central e ele tem umas dificuldades enormes para tirar a bola dali. Isto não é uma ciência exata. É preciso olhar para o contexto da equipa."
"Ano Novo a mesma energia", escreveu Pavlidis como legenda à fotografia que publicou nas redes sociais
Encarnados têm 36 pontos e estão obrigados a vencer o Estoril no sábado para superarem registo da época passada (38)
Diretor geral do Arouca foi expulso na receção ao Gil Vicente
Guarda-redes já treinou com o plantel
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo