Vítor Damas, a construção de jogo e até pontapés de baliza: Jorge Jesus abre o livro

Treinador deu nova 'aula' sobre aspetos muito concretos do jogo

Bem ao seu estilo, Jorge Jesus deu uma 'aula' sobre aspetos muito concretos do jogo durante o fórum organizado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF). O técnico português começou por falar sobre a criação de desequilíbrios e, para isso, recordou as características de Vitor Damas, histórico guarda-redes do Sporting e da Seleção Nacional.

"Olhamos para o jogo e a primeira fase de construção é importantíssima para criares desequilíbrios. O desporto e o futebol são isto: ganhares vantagens numéricas. Para que a posse de bola tenha mais vantagem para criar espaço para o golo. Damas jogava com os pés como muitos jogadores de campo não o faziam. Se Damas jogasse hoje, era o melhor. Preocupo-me muito com a fase de construção. Procura criar a superioridade de 3 jogadores, uma vez com o médio, outra com o guarda-redes, situações de risco. Mas não é uma ideia 100 por cento eficaz de olhar para o jogo", constatou Jesus, em Portimão.

A mudança nas regras do pontapé de baliza, que a partir da próxima época não terá de ser batido para fora da área, levou a um comentário curioso de JJ: "para mim não altera nada. Vai ser igual. Mas não vos explico porquê! [risos]".

Comparação com futsal e Messi

Jesus foi mais longe e foi buscar o futsal e também Lionel Messi para reforçar a explicação em torno da construção.

"Há períodos de jogo do futsal que são exatamente iguais aos do futebol de 11. Por exemplo, o Barcelona não tem dificuldade nenhuma: 'Messi, ganha lá vantagem.' E ele ganha! Tu ganhas pelo drible, pelo 2x1, pelo passe e pela movimentação coletiva da equipa. A qualidade dos jogadores é muito importante em tudo o que estamos a falar. A saída de construção do guarda-redes… Ok. Tudo bem. E depois ele entrega a bola ao central e ele tem umas dificuldades enormes para tirar a bola dali. Isto não é uma ciência exata. É preciso olhar para o contexto da equipa."

Por Alexandre Carvalho
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Futebol Nacional

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.