Valdir Júnior fez o único golo (1-0) num encontro com escassas oportunidades
90'+5 - Fim de jogo! A União de Leiria é a nova campeã da Liga 3. A formação de Vasco Botelho da Costa venceu o Belenenses, por 1-0, no Estádio Nacional, consagrando-se como campeã do terceiro escalão, face ao golo solitário apontado por Valdir Júnior na primeira parte. Apesar dos azuis acercarem-se mais vezes da baliza desde então, os leirienses não deram espaço aos homens de Bruno Dias. Tanto a formação do Liz como a do Restelo irão jogar na próxima temporada na Liga Sabseg.
90'+4 - Cartão amarelo para Diogo Leitão (U. Leiria).
90' - Vão jogar-se mais quatro minutos na 2ª parte.
87' - Cruzamento de Miguel Tavares para as mãos de Kieszek. O Belenenses tem grandes dificuldades em conseguir fazer perigo junto da baliza adversária.
82' - Substituição no Belenenses: sai Sambú e entra João Costa.
82' - Martelo cabeceia por cima após cruzamento de Fábio Pála, da direita.
78' - Cartão amarelo para Gonçalo Gregório (U. Leiria).
77' - Bura evita emenda fatal após incursão de Sambú pela esquerda, culminada com cruzamento para a área.
75' - Alteração na U. Leiria: sai Diogo Amado e entra Diogo Leitão.
75' - Cartão amarelo para Xavier Fernandes (Belenenses).
69' - Empis deixa as mãos de David Grilo em brasa. Disparo à figura mas com muita força. A bola continuou na posse da U. Leiria. Jair rematou com pujança mas muito ao lado.
66' - Cartão amarelo para Leandro Silva (U. Leiria). Travou Sambú em falta numa jogada potencialmente perigosa.
66' - Bura corta para canto e evita que a bola sequer chegue a Kieszek. O relativo perigo nasceu num lançamento para as costas da defesa da U. Leiria.
65' - Alterações no Belenenses: entram Pedro Martelo e Fábio Pala na equipa de Bruno Dias; saem Gonçalo Maria e Dida.
62' - Alterações na U. Leiria: entram Empis e Gonçalo Gregório; saem Sérgio Ribeiro e Kaká.
56' - Cartão amarelo para Gonçalo Maria (Belenenses). Entrada sobre Filipe Almeida.
55' - Jogada perigosa da U. Leiria travada por fora de jogo. Jair apanhado em posição irregular, numa jogada em que os leirienses dispunham de quatro atacantes contra apenas dois defensores do Belenenses.
48' - Remate de Filipe Almeida dá sensação de golo da U. Leiria. O central foi à área contrária rematar às malhas laterais após um canto batido pela direita, com um cruzamento a atravessar a área após um passe curto.
45' - Arranca a 2ª parte no Jamor. Segue o Belenenses com a bola.
Substituição no Belenenses ao intervalo: sai Mauro Antunes e entra Miguel Tavares.
45'+2 - Intervalo no Jamor! A União de Leiria vai vencendo com o golo de Valdir (1-0), premiando um início mais afoito dos leirienses. Nos últimos 20 minutos do primeiro tempo, o Belenenses reagiu e passou a acercar-se mais tempo da baliza adversária mas ainda sem criar uma real ocasião de perigo.
45' - Dois minutos de tempo adicional mínimo.
40' - Van der Gaag quase marcava. A velocidade do avançado da U. Leiria fez mais uma vez a diferença. Atrasou a bola e um desvio de Gonçalo Maria quase dava golo. Canto para a equipa de Botelho da Costa.
Estádio do Jamor, na final da Liga 3
UD Leiria × CF "Os Belenenses" pic.twitter.com/cNlFO0JJL2
35' - Remate perigoso de Sambú junto ao poste. Pawel Kieszek mostrou-se atento e mantém a vantagem no marcador.
32' - Azuis com dificuldade em fazer perigar a baliza adversária. A U. Leiria vai imprimindo mais velocidade no último terço, causando problemas ao Belenenses sempre que o fazem.
25' - Alteração no Belenenses: sai Hélio Cruz e entra Xavier Fernandes.
24' - Leandro Silva arrisca remate de fora da área. À figura do guardião do Belenenses. A União de Leiria continua mais perigosa.
20' - Cavalgada de Van der Gaag travada na área após um cruzamento da direita. O corte de Pina foi providencial para evitar o 2-0.
A União de Leiria abre o marcador na final da #Liga3! ?? pic.twitter.com/7wYbsA0dWg
16' - Pressão de Jair sobre o guarda-redes quase dava frutos. O avançado da U. Leiria conseguiu arrancar a bola ao guarda-redes do Belenenses mas o ressalto foi favorável a David Grilo que volta a construir a jogada desde a retaguarda.
11' - GOOOLOOO DA UNIÃO DE LEIRIA! 1-0, por Valdir Júnior. Atrapalhação na defesa do Belenenses e um corte incompleto coloca a bola no pé direito do avançado leiriense que não pediu licença. O guarda-redes David Grilo não esboçou qualquer reação face à colocação do disparo.
8' - Clé e Gonçalo Maria ameaçam a baliza leiriense. A bola não chega à baliza porque existe sempre um pé a impedir o esférico de ir mais longe.
1' - U. Leiria dá o pontapé de saída!
Este será o 11 Unionista esta tarde no Jamor!#AgoraSim pic.twitter.com/7tXWtk8hF4
Eis os 1??1?? eleitos de Bruno Dias para a Final da #Liga3.
Vamos, #Belenenses! ?? #tweetpastel pic.twitter.com/GQpfEgsN5S
Este será o terceiro duelo entre U. Leiria e Belenenses esta época, visto que coincidiram na Série Sul da Liga 3. Os azuis do Restelo venceram por 4-2 em Leiria e perderam em casa por 2-1. Esta tarde será, portanto, o 'tira-teimas'.
Bruno Dias, treinador do Belenenses, fez uma leitura semelhante à do rival. "Falamos de duas grandes equipas, foram as melhores da Liga 3. Que os adeptos consigam tornar este jogo em algo memorável. A história não entra nas quatro linhas, o trajeto de ambas sim, e somos uns privilegiados por estar aqui", começou por referir, atirando: "As duas equipas têm ideias bem consolidadas, sabem o que fazer no jogo, será equilibrado e definido no detalhe. Se me derem 1% de favoritismo, vou acreditar 200% que posso ganhar. Já o provámos ao longo do ano e somos competentes para o voltar a fazer. São duas grandes equipas que têm a possibilidade de ganhar um título."
O sucesso, esse, é já inalienável no entender do treinador de 36 anos. "Independentemente do que acontecer, foi uma época extraordinária e o nome destes homens deve estar escrito a letras douradas na história do Belenenses e do futebol português", enfatizou antes de revelar o trunfo de que privava os leirienses: "A U. Leiria tem um conjunto de jogadores extraordinários, mas tirava o Jair, pelo que dá à frente. O Vasco pode dizer se à direita, ao meio ou à esquerda [risos]."
Vasco Botelho da Costa, técnico da U. Leiria, mostrou confiança para a final da Liga 3 que se disputa hoje no Jamor, às 16h15, diante do Belenenses. "É um estádio mítico, qualquer profissional de futebol gostaria de estar aqui. A felicidade de estar nesta competição e disputar esta final é imensa, um trabalho notável da FPF. Como foi possível observar ao longo da época, estão aqui as duas melhores equipas e, neste palco estão reunidos todos os ingredientes para termos um jogo fantástico e memorável", perspetivou o treinador de 34 anos, que não teve pejo em revelar qual o jogador que retirava ao adversário: "O Belenenses vale como um todo, mas eu tirava o Clé. É influente, desequilibrador, potência muito aquilo que é o futebol do Belenenses. Mas também temos o Miguel Tavares em super forma, por exemplo."
Desafiado a pronunciar-se sobre o tira-teimas com os azuis do Restelo, o técnico não desarmou. "Poucos foram os jogos que não foram equilibrados. Conhecemos bem a equipa do Belenenses, não haverá grandes surpresas, mas há sempre novas dinâmicas a implementar", sustentou, defendendo: "O ponto de vista psicológico é o mais fácil, todos vão querer jogar e estão motivados. Mas o Belenenses foi a Leiria marcar quatro golos [o resultado no Magalhães Pessoa foi 2-4]. Atingiu o mesmo que nós, o valor está lá, mas temos plano A, B, C..."
U. Leiria e Belenenses já garantiram a subida à Liga Sabseg e disputam este sábado, a partir das 16h15, o troféu da Liga 3. Acompanhe aqui todas as incidências da partida, que decorre no Jamor e vai ter transmissão na CMTV. Quem irá suceder ao Torreense, que venceu a edição inaugural na época passada?
As primeiras declarações como treinador do Amora
Antigo capitão do V. Guimarães sucede a Eurico Couto
Extremo foi importante no regresso do Belenenses aos triunfos e imitou o festejo de Rodrigo Mora
Resultados negativos na origem da saída do técnico
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida