A linha azul da rede do Metropolitano de Lisboa vai estar interrompida a partir de amanhã - até segunda-feira -, dia de clássico entre Benfica e FC Porto no Estádio da Lu, o que terá impacto na mobilidade dos adeptos. Por isso mesmo, a Polícia de Segurança Pública (PSP) apelou, esta quinta-feira, a que as pessoas utilizem os transportes públicos, incluindo as soluções proporcionadas pelo Metropolitano de Lisboa.
"Vai criar constrangimentos, mas preparado um plano de contingência e haverá autocarros para fazer esse transporte no trajeto da linha azul", disse esta manhã o intendente Francisco Alves, do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), na habitual conferência de imprensa antes de jogos grandes no futebol português, apelando ao uso dos transportes públicos tanto quanto possível: "As pessoas devem privilegiar o transporte público. Com viatura particular, existem parques, públicos e privados, que podem utilizar."
As portas do Estádio da Luz vão abrir às 16 horas e o responsável da PSP pediu aos adeptos que "cheguem de forma atempada", antes de revelar que são esperados "mais de dois mil" adeptos do FC Porto, cuja concentração irá ocorrer pelas 14h30 a Avenida Condes de Carnide, junto à rotunda Dr. Mário Soares. Em seguida, serão conduzidos e acompanhados até ao Estádio da Luz.
"Vamso ter um conceito de forte visibilidade, em redor do estádio, do complexo e além dele, para que possamos intervir de forma imediata com as valências necessária", explicou Francisco Alves, deixando um 'aviso' para o uso de artefactos pirotécnicos: "Há equipas preparadas para detetar essas situações, mas apelamos a que todos tenham um comportamento exemplar e respeitem a PSP. O uso é proibido, claro. Mas diria mais, é perigoso. Para quem o porta, para quem o usa e para os demais. Há crianças e famílias que vêm assistir. É perigoso para todos. Se os utilizarem, arriscam-se a ser detetados."
Adeptos portistas cantaram os parabéns ao lateral logo após o triunfo sobre o Arouca
Defesa-central iniciou tratamento à lesão que o retira de ação até ao fim da época
A atuação de Daniel Siebert analisada por Jorge Faustino
Águias tiveram várias oportunidades para marcar mas só o fizeram na própria baliza
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026