A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve nove pessoas, entre os 17 e os 36 anos, que estiveram envolvidas em "desordens" no dia do jogo entre Benfica e Sporting (4-3), no sábado, informou esta segunda-feira a autoridade.
"Numa das artérias da freguesia do Lumiar, onde existem vários estabelecimentos de restauração e bebidas, verificou-se a concentração de um número mais elevado de pessoas, em desrespeito às normas de saúde pública em vigor, e em determinado momento desordem entre adeptos, deflagração e lançamento de artefactos pirotécnicos para a via pública, o que obrigou à ação da PSP, tendo-se procedido à dispersão desse ajuntamento de pessoas e ao encerramento de vários estabelecimentos de restauração e bebidas", lê-se no comunicado.
Segundo as autoridades, "numa dessas desordens entre adeptos, a que a PSP acorreu, foram arremessados vários objetos na direção dos polícias, danificando uma viatura policial, pelo que se procedeu à interceção e detenção de nove indivíduos, com idades compreendidas entre os 17 e os 36 anos".
Neste sábado, dia do dérbi, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, com apoio de várias valências deste Comando e da Unidade Especial de Polícia, a partir das 14h30, montou uma operação policial integral nas áreas envolventes aos estádios do Benfica e Sporting.
O objetivo da PSP foi evitar "concentrações e ajuntamentos" de adeptos, tendo em conta que o evento decorria à porta fechada.
"As tentativas de concentração de adeptos, tanto de adeptos do Benfica, como do Sporting, foram objetivo de ação policial e consequentemente dispersados", vincou a PSP.
E concluiu: "A Polícia de Segurança Pública reitera o apelo a que todos os cidadãos cumpram as normas em vigor relativamente à prevenção da propagação da pandemia covid-19, bem como as indicações dadas pelas autoridades, agradecendo o facto de a generalidade dos adeptos de futebol terem cumprido e acatado essas indicações".
Recorde-se que Benfica venceu o já campeão Sporting por 4-3, em jogo da 33.ª jornada da Liga NOS, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.
Por LusaMédio, cedido pelo FC Porto, poderá ser uma das novidades frente ao Rio Ave
Jogadores foram contratados no mercado de verão
Candidato à presidência do Benfica considera o médio "uma referência do Benfica" e "um talento da formação" do clube
Jornalista Rafael Soares no programa Record na Hora
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Governo e Comités Olímpico e Paralímpico dão continuidade aos projetos aprovados a 17 de dezembro de 2024