Guarda-redes do Arouca é o entrevistado da edição de novembro da Revista Lobos
João Valido é a grande figura da edição de novembro da Revista Lobos, revista do Arouca lançada mensalmente e que congrega algumas curiosidades do clube, assim como da localidade onde se encontra.
Na entrevista que concede aos meios do emblema arouquense, o guarda-redes de 24 anos, que está no clube desde 2022/23, destacou a aliança que faz entre jogar futebol, a licenciatura em Gestão de Desporto que está a tirar e a luta contra os diabetes. "Há uns tempos, pratticava outra modalidade além do futebol, o pentatlo moderno. Os meus pais sempre forçaram muito para que eu continuasse a estudar. Nessa modalidade, a carga de treinos era muito superior. Isso fazia-me impressão, porque questionava-me como é que os jogadores de futebol não estudavam? Hoje em dia percebo que tinha a ideia errada, porque apesar de os jogadores terem menos carga horária dos treinos, é mais difícil estudar, porque, nos outros treinos, conseguimos articular melhor com os estudos", revelou o guardião, que já foi a cara de uma campanha de sensibilização para diabetes: "Posso dizer que agora a doença não afeta o meu dia a dia. Desde que me lembro, sou diabético. Acho que a parte mais difícil e quem a teve de carregar para a frente foram os meus pais. Eles sim tiveram que mudar a rotina das suas vidas."
Proveniente das camadas jovens do V. Setúbal, onde fez praticamente toda a sua formação, João Valido ainda refletiu sobre o número de treinadores que coincidiram no seu caminho até aos escalões seniores do futebol. "Tenho de agradecer ao mister Daniel Sousa, que sempre me passava muita confiança e ajudou a que tudo corresse bem [depois de uma grave lesão]. Apesar de ser novo, já apanhei muitos treinadores importantes. Desde o primeiro treinador que me chamou para a equipa principal do V. Setúbal, o mister José Couceiro, que encontrei por duas ocasiões... mas, claro, há um treinador que será sempre muito importante para mim, que é o meu primeiro treinador de guarda-redes, que me treinou desde os 8 anos. É o mister Carlos Ribeiro. Foi o treinador mais importante que tive na carreira porque teve confiança em mim ao longo destes anos e também foi alimentando o sonho de que eu poderia chegar a jogador profissional", enalteceu João Valido.
Dúvida na alternativa para o miolo
Defesa-central do Sp. Braga e lateral do Arouca convocados
Diretor do Arouca foi expulso na visita à Amadora
Vasco Seabra só arrecadou o 1º triunfo na 14ª jornada
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam