João Pedro Sousa e a receção ao Ac. Viseu: «A diferença de qualidade entre equipas não é grande»

Técnico antecipa muitas dificuldades contra um adversário da 2ª Liga

João Pedro Sousa elogiou Ac. Viseu
João Pedro Sousa elogiou Ac. Viseu • Foto: Lusa/EPA

O AVS SAD recebe este sábado o Ac. Viseu (11h) para a Taça de Portugal, num jogo em que João Pedro Sousa antevê muitas dificuldades. Aliás, o técnico avense deixou muitos elogios ao adversário na conferência de antevisão a esta partida.

"A equipa adversária, no conjunto e nas individualidades, joga com qualidade que poderia estar na 1ª Liga. As dificuldades que vamos ter no próximo jogo são semelhantes às que temos tido nos últimos jogos, e temos plena consciência disso. Mas estamos motivados, com duas semanas de trabalho boas, que nos dão ainda mais confiança para atacar o jogo de forma a tentar avançar para a próxima eliminatória."

A paragem foi importante para afinar algumas táticas? 
"Sim, a paragem foi benéfica. Tivemos semanas mais longas para trabalhar e precisamos muito de tempo de treino. A equipa está confiante, percebendo as dificuldades, mas também percebendo que estamos a evoluir. Nem todas as vertentes do jogo estão perfeitas; algumas ainda precisam de melhorias, mas outras já nos permitem disputar e tentar ganhar jogos, como aconteceu contra uma equipa muito forte como o Gil Vicente. Agora vamos enfrentar um jogo diferente, numa competição diferente, mas estamos conscientes das dificuldades, que vão ser enormes, porque vamos encontrar uma equipa forte, atravessando um momento único, até nos campeonatos profissionais."

A responsabilidade está mais do lado do AVS por jogar na 1ª Liga e em casa?
"Se pensássemos só nisso, cometeríamos um grande erro. Olhar apenas para a divisão ou escalão do adversário não corresponde à qualidade da equipa. Temos de ser honestos connosco: estamos na 1ª Liga, mas em último lugar, o que revela as dificuldades que temos tido. A diferença de qualidade entre equipas não é grande. Portanto, teremos um adversário difícil, numa competição diferente, onde podem acontecer resultados inesperados, como vimos no último jogo deles, que venceram uma equipa forte como o Gil Vicente. Estamos perfeitamente conscientes das dificuldades que teremos."

O foco vai ser 100% Taça de Portugal ou já pensa no jogo seguinte do campeonato?
"Nem pensar nisso. A prioridade é crescer e evoluir como equipa, e isso faz-se competindo. Não vamos atacar este jogo pensando no seguinte; queremos evoluir e melhorar rapidamente, com o melhor 11 possível." 

Sente-se uma vontade grande de dar a volta às coisas?
"Sim, claro. O ambiente é muito bom, mas precisamos transformar isso em vitórias, que é o que nos falta. Isso depende do trabalho dos jogadores, que têm de absorver a mensagem da equipa técnica e acreditar no que estamos a passar. Todos os dias temos um grupo de qualidade, e se a ambição não parte também dos jogadores, seria muito mais difícil alcançar resultados."

Alguns jogadores que não tiveram muitas oportunidades poderão jogar na Taça?
"Eu digo sempre aos jogadores que todos os dias têm oportunidades nos treinos. Depois, para o jogo, escolho os que eventualmente serão mais fortes para jogar, tendo em conta o adversário e a competição. Por exemplo, no último jogo, o homem do jogo foi alguém que entrou do banco, mostrando que oportunidades surgem para todos, mesmo para quem não começa a partida."

Em termos físicos, o Ponck já está disponível para titular?
"Sim, está em condições para ser titular. Se fará 90 minutos, aí já não garanto, o mesmo vale para o Rúben Semedo. Ambos estiveram muito tempo parados e chegaram destreinados, por isso não queremos correr riscos de lesão."

A equipa está mais estável defensivamente?
"Sim, claramente. A equipa, não só os defesas centrais, está mais estável. Começámos a trabalhar de maneira diferente a pressão e a forma como começamos a defender o ataque posicional do adversário. A equipa sente-se mais confortável e já percebe melhor o que tem de fazer em determinado momento do jogo. Há evolução visível, o que é muito importante."

Por José Santos
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de AVS SAD
Notícias
Notícias Mais Vistas